Uma pessoa que tem tendência a sofrer de frio é uma friolenta ou friorenta. Este adjetivo comunica uma sensibilidade considerável em relação às baixas temperaturas. Aqueles que têm esta peculiaridade muitas vezes usam roupas e acessórios para proteger-se do frio.
Embora o frio atinja a qualquer idade, os idosos são particularmente sensíveis. Sua adaptação às baixas temperaturas é maior por uma razão bem simples: o sistema de autoajuste da temperatura deixa de funcionar devido ao processo de envelhecimento. Por outro lado, a pele é menos resistente e produz uma sensibilidade maior em relação às mudanças de temperatura. Em geral, as pessoas mais velhas têm uma temperatura corporal ligeiramente mais baixa do que o habitual e este fato produz a sensação de frio.
Em alguns casos, o envelhecimento vem acompanhado de artrose e com essa doença aumenta a sensação de frio.
Quanto à temperatura, nem todas as pessoas se adaptam ao frio ou ao calor. Os friorentos ou friolentos como queiram são pessoas normalmente magras, com pele fina e baixos níveis de gordura corporal. Esta situação não é irreversível e o friorento pode incorporar uma série de medidas:
1) realizar exercício periodicamente para ativar os músculos e o metabolismo;
2) comer alimentos e tomar bebidas quentes;
3) não abusar do álcool.
Tanto o frio como o calor são sensações relativas. Por esta razão, fala-se de sensação térmica, que é a autopercepção da temperatura corporal. Esta sensação depende da relação existente entre o calor produzido e o calor perdido pelo próprio corpo. Se é maior o que perde, a sensação é de frio. Se é maior o calor corporal, a sensação é de calor.
O corpo humano sem roupa pode regular sua emissão de calor se as temperaturas ambientais se encontram entre 15 e 30 graus centígrados. Com diferentes níveis de temperatura, é necessário combater o frio e o calor com medidas adicionais.
O consumo de bebidas alcoólicas causa uma vasodilatação no organismo, isso significa que os órgãos vitais deixam de receber o calor necessário. Consequentemente, tomar álcool para combater o frio é uma estratégia equivocada.
Imagem: Fotolia. Max Topchii
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (out., 2017). Conceito de Friorento. Em https://conceitos.com/friorento/. São Paulo, Brasil.