O prefixo eu indica que algo é bom e biótica significa vida. A partir desta definição, descobrimos que o termo eubiótica se refere à vida boa. Este é um termo normalmente utilizado no campo da alimentação. Assim, as pessoas que levam uma dieta eubiótica buscam equilíbrio em sua vida através da alimentação.
A abordagem geral do eubiótica é simples: usar de maneira inteligente e saudável os produtos proporcionados pela natureza.
Tudo aquilo que comemos precisa estar em conexão com os processos digestivos do corpo humano. Com esta dieta se pretende estimular o sistema imunológico.
A verdura fresca é o alimento fundamental deste tipo de dieta. Portanto, as eubióticas são normalmente vegetarianas. Em sua dieta também incluem massas, arroz e frutas da época.
Este tipo de alimentação busca a melhor combinação de alimentos, pois certas misturas são incompatíveis com a saúde.
De acordo com a eubiótica o ser humano é como um ecossistema onde corpo e mente estão conectados, de modo que a alimentação adequada permite uma melhoria anímica.
Um dos propósitos desta abordagem é prevenir doenças e problemas médicos relacionados à alimentação, tais como colesterol, pressão arterial elevada ou problemas cardiovasculares.
Com a dieta eubiótica se pretende levar uma vida saudável, tanto física como mentalmente. Ao mesmo tempo, trata-se de evitar a abordagem consumista de alimentação. As eubióticas rejeitam as combinações de alimentos que prejudicam a digestão, provocam excesso de peso ou diminuem a energia do corpo.
As eubióticas são um tipo de vegetarianos não restritos que buscam um equilíbrio entre alimentação, saúde e bem-estar interior. O vegetarianismo apresenta outras versões:
1) os lacto-ovo-vegetarinos: que consumem alimentos de origem vegetais, mas também derivados lácteos;
2) os crudistas: consumem alimentos crus, de preferência de origem vegetal;
3) os veganos: vegetariano puro, pois dispensam a carne e qualquer alimento de origem animal como manteiga, ovos, etc.;
4) os pescado-vegetarianos: aqueles que combinam vegetais com peixes, como se fosse uma etapa de transição para o vegetarianismo puro.
Imagem: Fotolia. Lukas Gojda
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2017). Conceito de Eubiótica. Em https://conceitos.com/eubiotica/. São Paulo, Brasil.