Conceito » Cultura » Etnicidade

Etnicidade - Conceito, o que é, Significado

Existem muitas formas de classificar o ser humano. Assim, podem ser classificados por nacionalidade, pelo status social, pela ideologia ou por muitos outros motivos. Um deles é o grupo étnico da qual pertencemos. Os traços físicos que definem determinada população são os elementos constitutivos básicos de uma etnia.

Além das características físicas (por exemplo, cor da pele ou cabelo), existem outros aspectos que estão associados ao conceito de etnia, como a linguagem, os costumes e a religião. No entanto, no mundo globalizado não existe um critério geral para descrever cada grupo étnico, pois nem sempre a cor da pele está relacionada com a língua, religião, território ou tradições.

O conceito de etnicidade

Cada raça cria um sentimento de pertence e este fenômeno é conhecido como etnicidade. Este sentimento aparece quando a população de cada etnia percebe suas diferenças em relação ao outro. A ideia de etnia é uma forma de identificação, portanto se refere à forma de como o indivíduo se vê diante de um grupo étnico ou étnico-racial. Embora a ideia de etnicidade expresse os laços que unem uma comunidade, não devemos esquecer que as diferenças raciais têm sido um aspecto fundamental no conflito social. O racismo em suas várias modalidades, o holocausto judeu, a perseguição dos ciganos ou então dos aborígines australianos são alguns exemplos que ilustram as tensões derivadas do fator étnico.

Etnia e raça

Ambos os conceitos são utilizados na linguagem cotidiana como sinônimos. No entanto, o termo raça se refere às características físicas dos indivíduos, enquanto que a ideia de etnia equivale à dimensão cultural de uma comunidade. Consequentemente, uma pessoa pode fazer parte de uma raça por causa dos seus traços físicos, mas não pode compartilhar as tradições culturais ligadas a tal raça.

As diferentes etnias do planeta

A classificação dos grupos étnicos tem evoluído ao longo do tempo, mas na atualidade a comunidade científica é unânime em afirmar que existem sete raças principais:

- A raça negra é a originaria de todas as demais e em sua imensa maioria se encontra no continente africano;

- A raça branca ou caucásica é a maioria na Europa, Estados Unidos, Canadá e Austrália;

- As pessoas de raça indiana habitam a Índia e países vizinhos;

- A raça árabe é originária do norte da África e do Oriente Médio;

- A raça indígena-americana vem da América do Norte e é a menos estendida de todas;

- A raça latino-americana está centrada na América do Sul e na América Central.

Imagem: Fotolia. karin

Relacionados:

  1. Estado Multiétnico
  2. Identidade Coletiva
  3. Percepção Social
  4. Excludente
  5. Antropologia
  6. Identidade Pessoal
  7. Religiosidade
  8. Igualdade de Oportunidades
  9. Homogêneo
  10. Status