Conceito » Aprender » Empoderamento

Empoderamento - Conceito, o que é, Significado

Esta palavra em português é uma réplica do inglês, pois vem do substantivo empowerment e do verbo empower, podendo ser traduzido de várias maneiras: tomar o poder, capacitar, fortalecer ou empoderar. É usado normalmente naqueles contextos onde uma pessoa ou grupo desfavorecido decide melhorar sua situação e adota uma atitude emancipadora.

No movimento feminista

Durante séculos as mulheres tiveram um papel de subordinação em relação aos homens. Esta situação começou a mudar lentamente no início do século XX com as reivindicações do movimento sufragista em favor do reconhecimento do voto feminino.

A corrente feminista não deixou de reivindicar propostas de caráter igualitário em vários contextos sociais: no local de trabalho, na repartição das tarefas domésticas, no acesso a cargos diretivos, entre outros.

Enfim, o movimento feminista está baseado em sua luta de empoderamento, pois a situação de desequilíbrio inicial está sendo definitivamente superada.

Do ponto de vista do crescimento pessoal

Existem diversas terapias, propostas e técnicas que têm como objetivo ajudar a melhorar o humor das pessoas. Como regra geral, todos estes procedimentos enfatizam o empoderamento do indivíduo. Em resumo, o que se propõe é tomar as rédeas da própria vida e ter o poder de si mesmo.

O autoconhecimento, a motivação e o desejo de superação são três elementos característicos que interagem no processo de empoderamento destinado à felicidade e ao crescimento pessoal.

No discurso político

Na linguagem política esta palavra também se tornou moda. Alguns movimentos de esquerda falam sobre o "empoderamento do povo". Com este tipo de mensagem, várias citações são ditas ao mesmo tempo: que não devemos nos conformar, que a mudança social é possível, que a luta é o único caminho, entre outras. Para alguns, este tipo de mensagem é ilusório, para outros, não é nada mais do que uma afirmação populista.

Um esboço geral

Pode-se dizer que em todos os processos de empoderamento há um esboço geral com três aspectos:

1) uma situação de fragilidade ou fraqueza inicial,

2) uma consciência de desigualdade ou injustiça e

3) como consequência do primeiro e segundo item há uma mudança substancial e a partir daí começa a reconquista do poder perdido.

Relacionados:

  1. Feminismo
  2. Patriarcado
  3. Sororidade
  4. Misandria
  5. Réplica (Sismologia)
  6. Luta #Metoo (#EuTambém)
  7. Retrógrado
  8. Linguagem de Gênero
  9. Independente
  10. Burca