Esta palavra em português é uma réplica do inglês, pois vem do substantivo empowerment e do verbo empower, podendo ser traduzido de várias maneiras: tomar o poder, capacitar, fortalecer ou empoderar. É usado normalmente naqueles contextos onde uma pessoa ou grupo desfavorecido decide melhorar sua situação e adota uma atitude emancipadora.
No movimento feminista
Durante séculos as mulheres tiveram um papel de subordinação em relação aos homens. Esta situação começou a mudar lentamente no início do século XX com as reivindicações do movimento sufragista em favor do reconhecimento do voto feminino.
A corrente feminista não deixou de reivindicar propostas de caráter igualitário em vários contextos sociais: no local de trabalho, na repartição das tarefas domésticas, no acesso a cargos diretivos, entre outros.
Enfim, o movimento feminista está baseado em sua luta de empoderamento, pois a situação de desequilíbrio inicial está sendo definitivamente superada.
Do ponto de vista do crescimento pessoal
Existem diversas terapias, propostas e técnicas que têm como objetivo ajudar a melhorar o humor das pessoas. Como regra geral, todos estes procedimentos enfatizam o empoderamento do indivíduo. Em resumo, o que se propõe é tomar as rédeas da própria vida e ter o poder de si mesmo.
O autoconhecimento, a motivação e o desejo de superação são três elementos característicos que interagem no processo de empoderamento destinado à felicidade e ao crescimento pessoal.
No discurso político
Na linguagem política esta palavra também se tornou moda. Alguns movimentos de esquerda falam sobre o “empoderamento do povo”. Com este tipo de mensagem, várias citações são ditas ao mesmo tempo: que não devemos nos conformar, que a mudança social é possível, que a luta é o único caminho, entre outras. Para alguns, este tipo de mensagem é ilusório, para outros, não é nada mais do que uma afirmação populista.
Um esboço geral
Pode-se dizer que em todos os processos de empoderamento há um esboço geral com três aspectos:
1) uma situação de fragilidade ou fraqueza inicial,
2) uma consciência de desigualdade ou injustiça e
3) como consequência do primeiro e segundo item há uma mudança substancial e a partir daí começa a reconquista do poder perdido.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2019). Conceito de Empoderamento. Em https://conceitos.com/empoderamento/. São Paulo, Brasil.