Quando uma pessoa realiza uma atividade de forma eficaz, rápida e responsável, estamos diante de uma pessoa diligente. Normalmente este adjetivo é usado para descrever a habilidade e a atitude de alguém em sua profissão. No entanto, este termo pode ser usado para referir-se a um estudante ou qualquer indivíduo que executa uma ação com cuidado e dedicação.
Um profissional diligente é aquele que faz bem o seu trabalho do ponto de vista do procedimento e da tecnologia e, ao mesmo tempo, age de maneira responsável e sem perder tempo.
Quando fazemos algo quase sempre há duas opções possíveis: uma é fazê-la de forma cuidadosa e da melhor maneira possível ou então com desânimo, apatia e sem muita precisão. Do ponto de vista moral, a virtude da diligência apresenta várias dimensões:
1) A pessoa age corretamente porque entende que é sua responsabilidade e dever;
2) a atitude diligente é uma forma de combater a preguiça;
3) O entusiasmo é um ingrediente chave da diligência, pois quando não se têm um desejo real de fazer as coisas direito, as coisas acabam acontecendo errado.
Como regra geral, a pessoa diligente tem um alto senso do dever, é minuciosa com os detalhes, adota uma atitude positiva, pergunta se não sabe fazer algo e tem o desejo de aprender coisas novas. Estas qualidades são geralmente acompanhadas de alta motivação pessoal. Naturalmente, a preguiça, o desânimo e a falta de rigor são características opostas à diligência.
“Eu vou fazer isso amanhã” (este tipo de declaração revela uma tendência para procrastinar, ou seja, deixar as coisas para outro momento);
“Eu saio às três e nem um minuto a mais” (para alguns cumprir com suas obrigações consiste em fazer o que um contrato diz literalmente).
“Não vou complicar minha vida fazendo coisas que não são necessárias” (esta frase é um claro exemplo da lei do mínimo esforço);
“Não me pagam para estar feliz no trabalho” (em nenhum contrato está escrito que é obrigatório estar feliz e com boa predisposição, mas certamente a atitude pessoal positiva deve fazer parte de qualquer atividade).
Imagem: Fotolia. suslo
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (fev., 2017). Conceito de Diligente. Em https://conceitos.com/diligente/. São Paulo, Brasil.