A partir do início do século XVI, na Europa, a Igreja Católica começou a enfraquecer com o surgimento do cisma protestante. Desta maneira, a Reforma de Lutero, o Calvinismo e a Igreja Anglicana promovida por Enrique VIII da Inglaterra foram os três movimentos religiosos que se opunham à hegemonia do catolicismo na Europa. Em resposta, os católicos promoveram uma reação que entrou para a história como a Contrarreforma ou Reforma Católica.
A Igreja Católica se viu obrigada a reconstruir-se de maneira doutrinal e espiritualmente frente às novas correntes cristãs. Neste sentido, a Contrarreforma é uma reação contra a Reforma protestante.
Os católicos não aceitavam as doutrinas protestantes de Lutero (a livre interpretação dos evangelhos, a rejeição ao culto à Virgem Maria ou a qualquer outro Santo, a oposição à ostentação nas igrejas e a não aceitação do purgatório).
Para reorganizar a Igreja Católica e combater as heresias reformistas, entre 1545 e 1563, convocou-se o Concílio de Trento. As principais conclusões do Concílio foram os seguintes:
1) as escrituras sagradas deviam ser interpretadas segundo a tradição da igreja e não livremente como propunham os protestantes;
2) os dogmas foram fixados (especialmente o dogma da Trindade e do livre arbítrio dos seres humanos para escolher entre o bem e o mal);
3) para conseguir a salvação é necessária a fé e levar uma vida cristã baseada nas boas ações;
4) os religiosos tinham que viver em comunidade e não podiam acumular bens;
5) ocorreu uma reforma nas ordens religiosas.
Além das novas propostas do Concílio, a Igreja Católica promoveu a formação de novas ordens. Neste sentido, fundou-se a Ordem dos Capuchinhos, a Companhia de Jesus, entre outras. Os jesuítas foram o braço ideológico e espiritual para opor-se ao Protestantismo (várias missões foram fundadas em todo o mundo para promover a fé católica).
A partir da Contrarreforma se consolidou o Tribunal do Santo Ofício na Espanha (a Inquisição). Esta instituição tinha uma dupla finalidade: combater as heresias cristãs e enfraquecer a fé judaica e muçulmana na Espanha.
A Inquisição espanhola combateu energicamente qualquer doutrina religiosa oposta a oficial. Assim, os espanhóis não podiam estudar no exterior, em toda a sociedade se respirava uma atmosfera opressiva e a partir de 1551 se promulgou o índice de livros proibidos.
Imagem: Fotolia. M-SUR
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2017). Conceito de Contrarreforma. Em https://conceitos.com/contrarreforma/. São Paulo, Brasil.