O termo deste artigo faz parte do vocabulário especializado da botânica, uma disciplina científica que deu seus primeiros passos no século IV a. C, na Grécia, com a primeira classificação das plantas produzida por Teofrasto. No entanto, a partir do século XVII o conceito de célula vegetal foi introduzido e se assentaram as bases da anatomia das plantas.
O conjunto formado pelas raízes, pelo caule e pelas folhas constitui o aparelho vegetativo das plantas. Se focarmos na raiz, esta cumpre duas funções básicas: manter a sustentação sobre a terra e absorver a água e os sais minerais do solo.
1) uma raiz principal;
2) uma série de raízes secundárias;
3) a caliptra;
4) os pelos absorventes.
A raiz principal é a parte mais grossa e as secundárias são as menores, das quais saem da principal. A caliptra é a estrutura que permite a proteção de toda a raiz, por sua vez, esta proteção é a que permite ser desenvolvida no interior do solo. Os pelos absorventes têm, como seu próprio nome indica, a função de absorver a água e os sais minerais do solo. Neste sentido, deve-se destacar que as plantas são seres autotróficos porque são elas mesmas que proporcionam seu alimento.
Possuem células específicas, as chamadas células parenquimáticas, que permitem a fotossíntese e o armazenamento de substâncias de reserva da planta.
A caliptra, também conhecida como coifa, atua como um elemento de proteção, de modo que a estrutura funciona como uma barreira para que as células meristemáticas permitam o desenvolvimento da raiz no solo. A caliptra produz uma substância que facilita a viscosidade da planta, a mucilagem (esta substância serve como contrapeso à força da gravidade).
No interior da caliptra há um elevado teor de amido, uma substância fundamental para que as plantas armazenem seus alimentos. Deve-se levar em conta que o amido é sintetizado a partir da obtenção de dióxido de carbono tomado na atmosfera e, paralelamente, da água absorvida do solo.
Quanto à sua forma, a caliptra tem uma estrutura cônica com a qual é possível proteger o tecido meristemático das plantas (as células deste tecido são responsáveis pelo desenvolvimento da planta). O tecido da caliptra é macio e não pode ser perceber a olho nu.
Imagem: Fotolia. Studio Barcelona
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2017). Conceito de Caliptra. Em https://conceitos.com/caliptra/. São Paulo, Brasil.