Conceito » Ciência » Boro

Boro - Conceito, o que é, Significado

O boro está amplamente distribuído na natureza, uma vez que pode ser encontrado na água, no solo ou nas rochas. Este elemento químico é apresentado na tabela periódica com o símbolo B. Trata-se de um metaloide, por isso tem propriedades dentro de uma categoria intermediária entre metais e não metais. Foi descoberto em 1808 por um químico francês, Gay Lussac e Thenard. Posteriormente, descobriu-se que este mineral também se encontrava nas plantas.

O boro e seus diversos compostos têm múltiplas aplicações

Na antiguidade os egípcios empregavam este elemento com várias finalidades: no processo de mumificação, na metalurgia e como ingrediente medicinal. Gregos e romanos o utilizavam para tarefas relacionadas à limpeza.

Na cultura árabe foi usado como substância medicinal e durante a Idade Média os artesãos europeus o utilizavam na fabricação de joias.

Suas aplicações industriais são especialmente significativas, uma vez que aumenta a resistência do aço, serve como oxidante no setor metalúrgico e potencializa a ação dos semicondutores.

Por outro lado, alguns compostos do boro são usados para conservar alimentos ou para fabricar vidros e cerâmicas.

Este elemento químico é um oligoelemento que tem um papel essencial na fisiologia animal e vegetal. Neste sentido, intervém nos processos metabólicos relacionados à estrutura óssea e à produção de minerais.

Nos últimos anos vem sendo utilizado como suplemento nutricional quando há algum déficit de cálcio, magnésio ou vitamina D. Por outro lado, é considerado um elemento eficaz na prevenção da osteoporose e de outras doenças ósseas.

É um micronutriente muito apreciado no cuidado de jardins e hortas. Da mesma forma, é utilizado na fabricação de fungicidas e herbicidas. No mundo vegetal, o boro intervém em dois processos: na polinização e no amadurecimento do fruto.

O bórax e a kernita são dois compostos elaborados através do boro

O bórax é uma substância comercializada em pó e também conhecida como borato de sódio. É usado em diversos contextos: para remover a sujeira da casa, como pesticida para combater pragas, para desentupir canos ou para eliminar o mau cheiro em sacos de lixo. A kernita é um mineral integrado aos boratos e é altamente valorizado na indústria química, na tecnologia nuclear no setor da construção.

Existem mais de 200 minerais de boro, mas apenas alguns têm alguma relevância econômica (além do bórax e da kernita também se destacam a colemanita e ulexita).

No Chile, na Argentina, Califórnia e Turquia existem grandes depósitos de minerais relacionados ao boro.

Imagem Fotolia. nikolaybarbov

Relacionados:

  1. Número Atômico
  2. Mercúrio
  3. Flúor e Flúor Dental
  4. Halógeno
  5. Elementos Químicos
  6. Argônio
  7. Urânio
  8. Ácido Nítrico
  9. Soldagem Industrial
  10. Hélio