Conceito » Aprender » Aprazível

Aprazível - Conceito, o que é, Significado

A palavra aprazível é empregada para referir a pessoas ou situações. Assim, um indivíduo está aprazível quando se encontra tranquilo e em paz. O mesmo acontece com aquelas situações que se respira uma atmosfera de bem-estar e sem perturbações.

Uma vida aprazível exige certo equilíbrio entre o material e o imaterial

Algumas circunstâncias pessoais criam desconforto e pouca existência aprazível. Assim, a falta de dinheiro, os problemas sentimentais e a solidão não desejada são claros exemplos de experiências vitais que causam mal-estar e intranquilidade. Quando uma pessoa tem muito dinheiro, mas não tem amigos e vive isolada, não se pode dizer que sua vida é precisamente aprazível.

Por outro lado, quando alguém tem bons amigos e uma vida amorosa estável, mas não conta com muitos recursos econômicos, também não desfruta de um equilíbrio emocional necessário. Assim, os bens materiais e os não-materiais (principalmente, o amor e a amizade) devem ser equilibrados para alcançar o bem-estar interior.

A busca pela serenidade

A ideia de aprazibilidade equivale à outra, a serenidade. Existem várias maneiras de conseguir isso. Na tradição oriental, o yin e o yang e o nirvana são duas formas para conquistar a paz interior ou serenidade de espírito. Na tradição ocidental, a ataraxia é uma das propostas para alcançar uma autêntica aprazibilidade.

O yin e o yang do Taoismo são dois princípios complementares que devem ser dirigir a existência para alcançar a paz interior. O yin simboliza a parte feminina do indivíduo e o yang a masculina. Ambas as forças dever ser complementadas mutuamente, caso contrário o espírito se encontra em permanente desequilíbrio. No budismo, a alma alcança a plenitude e a felicidade quando o indivíduo consegue se livrar dos desejos e preocupações. Este nível espiritual é conhecido como nirvana.

Os antigos gregos, especialmente os estoicos, entendiam a ataraxia como uma perturbação de espírito. Desta maneira, a ataraxia ocorre quando o ânimo se mantém sereno diante de qualquer circunstância. De acordo com o ideal estoico, a vitória ou o fracasso não deveriam alterar a serenidade do espírito.

A falsa aprazibilidade

Embora todas as pessoas busquem serenidade e a paz interior, muitas vezes o caminho escolhido é errado. Desta maneira, o consumismo desenfreado, os vícios e o prazer pelo simples prazer podem ser estratégias aparentemente desejáveis, mas todas elas nos trazem uma serenidade não verdadeira e uma falsa aprazibilidade.

Imagem: Fotolia. vladans

Relacionados:

  1. Recursos Materiais
  2. Projeto de Vida
  3. Amizade
  4. Abandono Emocional
  5. Relações Sociais
  6. Qualidade
  7. Adaptar
  8. Direito à Vida
  9. Juízo de Valor
  10. Ponto de Equilíbrio