O apotegma é uma frase curta que contém um ensinamento, normalmente do tipo moral. Neste sentido, os apotegmas são similares aos ditados populares, aforismos, provérbios, axiomas, máximas ou adágios.
Estas pequenas declarações com a intenção moralizante surgiram na Grécia antiga e continuaram na civilização romana. Deve-se levar em conta que a filosofia se tornou o novo modelo racional que substituiu as histórias míticas do passado. Esses textos filosóficos, especialmente relacionados à ética, eram necessários para recorrer a um tipo de oração simples (diretas e claras) e que manifestassem uma ideia concreta. Assim, filósofos como Aristóteles e os sofistas recorreram ao apotegma como uma fórmula simplificada para expressar suas ideias.
– É difícil conhecer a si mesmo;
– Ensina e aprenda o melhor;
– Não acredite em tudo;
– Não faça ao próximo o que não gostaria que fizesse com você;
– Não precisa ser bonito de rosto, mas sim bonito de coração;
– Não deixe de cuidar dos seus pais.
Os apotegmas apresentam normalmente uma valorização filosófica. Com pequenas palavras pode-se transmitir um conhecimento profundo e um convite à reflexão. Neste sentido, cada pequena declaração tem um elemento particular.
Assim, o provérbio é uma frase popular que pretende dar um conselho útil à vida. “Se o que você vai dizer não é mais belo que o silêncio: não diga!”, este é um exemplo de um provérbio árabe. A máxima é um conselho e uma reflexão sobre determinado assunto e se atribui a um personagem real. “A sorte favorece os audazes” é uma máxima ilustre de Virgilio.
O axioma é um enunciado considerado evidente e verdadeiro que se emprega no campo da matemática, da lógica e da ciência. Por exemplo, a linha reta é a menor distância entre dois pontos.
O refrão é similar ao provérbio, sendo um ditado popular engenhoso que contém alguma moral “Deus ajuda quem cedo madruga” ou “É melhor prevenir do que remediar”. O aforismo é semelhante ao axioma, mas enquanto o aforismo está baseado na experiência real e observável, o axioma não exige qualquer tipo de comprovação empírica.
Imagem: Fotolia. biker3
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2017). Conceito de Apotegma. Em https://conceitos.com/apotegma/. São Paulo, Brasil.