Alelos - Conceito, o que é, Significado

No contexto da Biologia, os alelos são uma das formas alternativas que apresenta um gene ocupando a mesma posição em cada par de cromossomos homólogos, sendo diferenciado em sua sequência e que pode manifestar-se nas modificações específicas da função desse gene.

O termo alelo tem sua origem no alelomorfo e em forma de alelos, que é o mesmo que dizer que algo se apresenta de diversas formas dentro de uma população de indivíduos.

No caso dos mamíferos, a maioria é diploide (tem duas séries de cromossomos), possui dois alelos de cada gene, sendo que um procederá do pai e outro da mãe. Cada par está localizado no mesmo lugar no cromossomo.

Os alelos também podem ser entendidos como o valor de domínio que se atribui a determinado gene quando compete com outro gene pela ocupação da posição final nos cromossomos, situação que ocorre durante a separação na meiose celular ou na reprodução celular

Então, a partir do valor dominante dos alelos resultará a transmissão idêntica ou diferente da cópia do gene procriado.

Dependendo da potência, um alelo poderá ser dominante da situação e, portanto, expressar-se no filho com apenas uma das cópias procriadoras, assim, se a mãe ou o pai o possuem o filho com certeza o expressará também

Ou, pelo contrário, podemos nos defrontar com o caso de um alelo recessivo, pelo qual são necessárias duas cópias do mesmo gene, ou seja, dois alelos para aparecerem expressos no cromossomo procriado.

Assim, entre os tipos de alelos, encontramos o alelo dominante e o alelo recessivo.

Imagem: Fotolia. joshya

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: