Multiculturalismo - Conceito, o que é, Significado

MulticulturalismoO termo multiculturalismo se refere a uma pluralidade cultural que convive de forma harmônica. O termo costuma ser utilizado em alguns estudos antropológicos e sociológicos que tenta explicar como as sociedades que possuem um acervo cultural tão diferente convivem entre si. Este tipo de circunstância esteve presente no passado com vários resultados a serem observados, mas também pode ser explorado de forma significativa hoje. De fato, a globalização pode ser entendida em grande parte como um processo de inúmeras culturas que interagem entre si. Com o tempo, vamos saber onde esta situação pode chegar, mas no momento ela se encontra presente e suas consequências podem ser especuladas do ponto de vista positivo como também do negativo.

No passado, o multiculturalismo refletiu em diversas civilizações com seu próprio conjunto de manifestações culturais. Elas se referem a várias situações, integrando desde o idioma até a religião, passando por sua forma de relacionamento, pelo modo de produção econômica apresentada, pelo grau e forma de desenvolvimento artístico, etc. Quando estas civilizações interagem entre si podem acontecer vários fenômenos, entre aqueles que apresentam uma convivência pacífica. Em certas ocasiões, inclusive, pode acontecer que a interação cause um tipo de processo que elimine gradualmente as diferenças e gere uma espécie de cultura comum.

Um caso típico aconteceu em Roma. De fato, como esta civilização mantinha contato com muitas outras, chegou certo momento a incorporar muitos dos avanços e das características culturais de outros povos. Assim, aceitaram-se deuses, formas de produzir arte, algumas instituições, etc., de outros povos vizinhos que poderiam ser conquistados. Isto fez com que o multiculturalismo criasse uma espécie de cultura que reunia elementos desta variedade.

Hoje com a globalização, podemos observar como um processo semelhante acontece diante de nossos olhos. Desta vez não é administrado por um grupo em particular, mas por causa das profundas transformações tecnológicas e econômicas que as distâncias se tornam cada vez menores e aproximam diferentes culturas que antes eram esquecidas. Esta circunstância se refere ao multiculturalismo de modo que apresenta muitas variantes culturais de povos com histórias diferentes, mas também por um tipo de homogeneidade que acontece gradualmente embora de forma constante. Sem dúvida, este tipo de processo se aprofundará no futuro.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: