Conceito de Multiculturalismo

Lilén Gomez | Junho 2023
Professora de Filosofia

O termo multiculturalismo refere-se à presença de muitas (multi)culturas ou identidades (não apenas étnicas, mas também associadas ao gênero, orientação sexual ou idade) em um mesmo espaço. No campo das Ciências Sociais e Humanas, o conceito de multiculturalismo é utilizado para responder ao reconhecimento da diversidade cultural existente entre os diferentes grupos que coabitam um território.

Multiculturalismo e movimentos sociais

Para entender a noção acadêmica de multiculturalismo, é preciso atentar para os diálogos que ela suscita em relação ao surgimento de uma série de movimentos sociais na década de 80, em diferentes partes do mundo: afro-americanos, indígenas, Terceiro Mundo, latino-americanos, feministas, dissidentes sexuais ou queer, por sua vez, inter-relacionados entre si.

A formação desses grupos estava relacionada ao protesto contra o tratamento racista e discriminatório que sofreram em primeira pessoa. Ao mesmo tempo, esses movimentos podem ser pensados no âmbito dos chamados Estudos Culturais (Cultural Studies), por sua vez, sob a herança teórica francesa de 1968, na medida em que os pensadores que lideraram esse processo das lutas sociais —também associadas à corrente pós-estruturalista— tomavam como central a crítica da identidade como uma essência fixa, natural e imutável —como postula a tradição metafísica ocidental—, para passar a uma compreensão das identidades como processos múltiplos, subjetivos e históricos. Nesse sentido, os movimentos sociais recuperaram como reivindicação a ideia de uma multiplicidade de identidades possíveis, articuladas não em torno da unificação e da homogeneização, mas em torno da diferença. Tal reivindicação, por sua vez, está ligada à rejeição das clássicas estruturas político-partidárias, para dar lugar à ideia de movimentos, como espaços amplos de participação, capazes de acomodar diversas trajetórias pessoais, sem exigir submissão a hierarquias expressas. Assim, a noção de multiculturalismo foi gestada no campo acadêmico, mas foi alimentada por debates e experiências de organização social fora das universidades.

Multiculturalismo ou Pluralismo

MulticulturalismoNa perspectiva do multiculturalismo, a diversidade não é compreendida, ao contrário do ponto de vista do pluralismo liberal, a partir da livre escolha dos indivíduos entre diferentes modelos de vida. Não se trataria, então, de um problema derivado de decisões individuais, mas de respeito à diversidade de valores e modos de vida que existe de fato entre os povos que convivem. Nesse sentido, o multiculturalismo destaca a existência concreta de múltiplas comunidades sob uma mesma comunidade política, cuja situação geralmente não é levada em conta pelos Estados, que assumem a homogeneidade do grupo social como dado a priori.

Como consequência, configuram-se relações de aculturação unilaterais, nas quais a cultura dominante pela qual o aparato estatal é oficialmente regido se impõe às culturas subalternas, forçando sua assimilação por meio de múltiplas opressões cotidianas. Isso ocorre, por exemplo, quando crianças de comunidades nativas são obrigadas a usar exclusivamente a língua oficial do país que habitam, com a aplicação de punições ao uso de suas línguas maternas. Para reverter essa situação, alguns Estados, como no caso paradigmático do Estado Plurinacional da Bolívia, modificaram suas constituições de forma a conceder igual reconhecimento político às diferentes nações e povos que os compõem.

Multiculturalismo, multiculturalidade e interculturalidade

Em relação à questão da pluralidade cultural, há diferentes perspectivas. O multiculturalismo está direcionado para a definição de modelos de sociedade que abram espaço para a multiculturalidade, ou seja, a existência de fato da diversidade cultural, por meio do reconhecimento de diferentes grupos sociais e de políticas públicas específicas.

Por outro lado, a interculturalidade se enfoca a interação ou encontro entre esses grupos, seja ou não no âmbito de um Estado.

Artigo de: Lilén Gomez. Professora de Filosofia, com desempenho em ensino e pesquisa em áreas da Filosofia Contemporânea.

Referencia autoral (APA): Gomez, L.. (Junho 2023). Conceito de Multiculturalismo. Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/multiculturalismo/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2023. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre