Voragem - Conceito, o que é, Significado

O substantivo feminino voragem provém do latim e significa redemoinho. A partir deste significado original, esta palavra apresenta três significados.

Voragem no meio aquático

No mar, num rio ou num lago podem ocorrer ocasionalmente fortes redemoinhos que causam naufrágios de embarcações ou o afogamento de pessoas. Assim, quando se escuta a frase "Um redemoinho no mar provocou o afundamento de uma pequena embarcação" se refere a este fenômeno natural.

A palavra voragem é, portanto, sinônimo de redemoinho. Neste sentido, deve-se ressaltar que nem todos são os redemoinhos são iguais. Alguns deles são muito particulares, como acontece com o Maelstrom, um gigante redemoinho que atua como uma corrente trituradora.

Paixões intensas e contraditórias

O sentimento de uma paixão pode ser apresentado de maneira intensa e por vezes desordenado. O apaixonado sente, em certas ocasiões, amor e ódio ao mesmo tempo e esta contradição é avaliada como uma voragem ou turbilhão de sentimentos.

O conceito voragem pode ser também aplicado em situações que envolvem traição, decepção ou desespero. Da mesma forma que acontece com os redemoinhos no ambiente aquático, existem alguns sentimentos semelhantes, pois somos absorvidas por uma força que não podemos controlar.

Situações confusas

Naquelas situações em que impera uma confusão, um tumulto de pessoas ou uma desordem social se utiliza o termo voragem. Neste sentido, costuma-se falar de uma voragem de acontecimentos, dais quais se referem a uma situação caótica e repleta de dificuldades.

A linguagem da natureza projetada às situações humanitárias

Quando referimos a um acontecimento da natureza, empregamos a palavra voragem e seu significado se projeta a situações humanas onde impera a confusão e o caos (a confusão pode ser no próprio espírito do indivíduo ou tratar de uma situação que ocorre em plena rua). A palavra voragem nos permite recordar que este tipo de paralelismo entre a linguagem da natureza e a realidade humana é bastante comum na linguagem cotidiana.

Assim, quando vivemos fortes relações sentimentais as chamamos de "relações turbulentas"; quando em um local há um mau ambiente entre as pessoas, costuma-se dizer que podem "cortar o ar"; e quando alguém recupera o otimismo se diz que de novo, "sai o sol" em seu coração.

Imagem: Fotolia. Alex Bramwell

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: