Uber - Conceito, o que é, Significado

UberUber é o nome de uma empresa internacional que se dedica ao transporte de passageiros e que conecta clientes e motoristas graças a um aplicativo gratuito nos celulares.

Os problemas da Uber com a justiça

Esta empresa se encontra envolvida em polêmicas desde o seu surgimento, sendo fortemente criticada por diversos grupos de profissionais que enxergam a Uber como possível ladra de clientes devido a sua política de oferecer um serviço da mesma qualidade que a tradicional, no entanto, a um custo muito menor. A questão é que se trata de uma empresa que surge da internet e que não se submete as mesmas regras que os outros agentes do setor de transporte, evitando o pagamento de licenças e impostos, o que repercute diretamente nos preços estabelecidos no final do serviço oferecido.

Em muitos países, este confronto acaba terminando diretamente nos tribunais, onde a justiça determina se a Uber oferece um serviço legal ou não, sendo o mesmo julgado pelos juízes do momento. Em cidades como Washington e Londres a posição da Uber se encontra reforçada após passar pelos tribunais, enquanto que, países como a Tailândia, continuam negando a possibilidade de acesso deste serviço a seus cidadãos. Em outros lugares, a batalha continua legal com a possível continuidade ou não dos serviços da Uber, como mostra o caso de países como a Alemanha, Dinamarca, Holanda e outros países ou cidades da Europa.

Por que a Uber triunfa?

Apesar dos problemas legais, a Uber se tornou uma empresa referência no setor de transportes, sendo fortemente respaldada por um grupo de usuários cada vez mais convencidos das vantagens oferecidas por este modelo de negócio. Entre os pontos positivos, pode-se destacar sem dúvida a simplicidade de como funciona o serviço. Graças a um aplicativo exclusivo instalado nos celulares, o cliente tem a possibilidade da presença imediata de um carro da Uber em sua residência, sem a necessidade de ter que ir a um ponto na rua ou esperá-lo até que apareça.

Além disso, derivado do anterior, quase não há tempo de espera. Uma vez feito o pedido o cliente tem a certeza de que em no máximo 5 minutos terá um carro a sua disposição esperando na porta de sua casa. São veículos que se destacam por sua limpeza e conforto, uma vez que é obrigatório que esses carros não ultrapassem cinco anos de antiguidade. Por último vale ressaltar as tarifas, elas são transparentes, simples e sem custos exorbitantes ou escondidos. O cliente paga apenas pelo tempo do trajeto e pelos quilômetros percorridos.

Imagem: iStock. Pamela Moore

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: