Suplício - Conceito, o que é, Significado

SuplicioEtimologicamente, o termo suplício vem do latín supplicium que por sua vez deriva de supplex, supplicis, que significa suplicante. Em sua origem o supplicium era um tipo de sacrifício que se realizava em um animal com a intenção de agradar aos Deuses. Este significado originário foi evoluindo e a palavra suplício passou a adquirir dois novos significados: como forma de tortura e sofrimento moral.

O suplício e a tortura

A tortura é uma forma extrema de castigar alguém por algum crime cometido. Ao longo da história houve e ainda há diversos mecanismos de tortura. Algumas torturas têm o propósito de executar de vez os delinquentes e outras têm o objetivo de obter alguma informação. Em qualquer um dessas circunstâncias, a vítima pode suplicar e consequentemente delatar seus cúmplices ou expressar arrependimento por suas ações.

A palavra suplício é usada frequentemente como eufemismo para não falar diretamente de métodos de tortura. Alguns dos suplícios ou torturas mais brutais incluem serras, jaulas, berlindas, açoites, balcões de estiramento ou damas de ferro. Estes procedimentos são usados para dominar a vítima e provocar o máximo de dor aos delinquentes, hereges e bruxas.

O suplício está associado à tortura e à humilhação do ser humano. O suplício de Jesus na cruz é o mais conhecido, mas não há como esquecer os mártires do cristianismo, o suplicio de Prometeu na mitologia grega e aos tormentos que foram submetidos Cuauhtémoc, o último governante do povo mexicano antes da chegada do exército de Hernán Cortés.

O suplício e o sofrimento moral

Costuma-se dizer que uma pessoa está passando por um suplício quando vive uma situação de tormento e de grande sofrimento. Portanto, o suplício deve ser entendido como uma manifestação de extrema angústia provocada por uma situação dolorosa. Para referir-se ao sofrimento espiritual são usados termos como ansiedade, angústia, calvário, aflição ou tormento. Estas palavras indicam a existência de dor profunda, um sofrimento que pode ser mais intenso do que a dor física.

Embora a palavra suplício seja usada para comunicar uma intensa dor moral, em certas ocasiões, ela deforma o termo e por isso seu uso é indevido. Assim, se algo se encontra difícil ou trabalhoso não podemos dizer que se trata de um suplício. Portanto, a exclamação “isto é um suplício!” somente deve ser usada quando houver com certeza um sentimento de dor profunda.

Imagem: Fotolia - Andrey Kiselev

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: