A sorologia é um conceito utilizado especialmente no campo da medicina que se refere a um exame de laboratório efetuado para comprovar a presença de anticorpos no sangue, ou seja, determinar concretamente sua presença. É justamente através da extração de sangue no paciente que, em seguida, sua mostra é analisada para determinar de maneira eficiente a presença ou não de bactérias no organismo.
O procedimento pode ser feito totalmente pelo sangue ou então pelo soro sanguíneo. Enquanto isso, neste último caso, o sangue é obtido após sua coagulação e centrifugação para eliminar as células de reação.
O exame é realizado como qualquer outro de sangue, a enfermeira coloca uma faixa elástica no braço do paciente e com uma agulha se extrai o sangue de alguma veia do corpo. Em seguida, este sangue é depositado em um frasco esterilizado.
Este exame é fundamental para saber o modo como o organismo de um paciente pode reagir diante de uma infecção ou se há algum agente patogênico. Caso seja comprovada uma infecção, os agentes patogênicos estimulam a geração de anticorpos e após o exame de sangue poderá ser identificado esses agentes.
Sem dúvidas, hoje em dia, a sorologia se destaca como um excelente e fiel método na hora de detectar doenças infecciosas como o vírus da AIDS, da hepatite, da rubéola, da toxoplasmose, do sarampo, entre outros. E também, de alguma maneira, a sorologia ajuda a prevenir o contágio dessas doenças a pessoas próximas ou do seu entorno.
Ao detectar que uma pessoa padece de AIDS, a mesma pode começar um tratamento para ajudá-la a reduzir os sintomas e curar a doença, mas também precisa tomar as devidas precauções para evitar o contágio da doença às pessoas mais próximas.
Foto: iStock – choja
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2015). Conceito de Sorologia. Em https://conceitos.com/sorologia/. São Paulo, Brasil.