Conceito de Radiologia

RadiologiaA Radiologia é uma área da medicina que permite obter imagens do corpo com a finalidade de identificar anomalias que expliquem os sintomas como parte do processo de diagnóstico e, além disso, permite efetuar certas intervenções com objetivo de tratamento ao direcionar os procedimentos e inclusive usar as radiações como tratamento. É uma área médica altamente especializada que se apoia diretamente na tecnologia.

A radiologia possui papel importante na prática médica atual, pois graças a ela é possível identificar diferentes lesões e inclusive classificá-las em fases ou estágios conforme as imagens obtidas. Também permite saber o resultado de um tratamento.

Inicialmente as imagens eram produzidas por Raio X. Posteriormente os equipamentos foram modernizando-se para permitir maior nitidez e, hoje em dia, contamos com a radiologia digital. Os principais estudos radiológicos são empregados no tórax, coluna, membros, mamas (mamografia) e crânio.

Atualmente a radiologia vai além do uso dos Raios X e das radiações eletromagnéticas. Ela utiliza outros mecanismos para obter imagens, como é o caso das ondas sonoras empregadas nos estudos de ultrassom, dos campos magnéticos para o estudo de ressonância magnética e da medicina nuclear que emprega pequenas quantidades de isótopos radioativos que são captados em estudos chamados radiação gama.

A radiologia intervencionista é um ramo da radiologia que realiza procedimentos para verificar diagnósticos e tratamentos através de procedimentos invasivos. Neste sentido, as mais praticadas são as arteriografias, que permitem visualizar o percurso de uma artéria e de suas ramificações logo após a injeção do contraste intravenoso. Isso possibilita identificar as dilatações anormais conhecidas como aneurisma, ou então, avaliar se o percurso do vaso sanguíneo se encontra ileso. Outro estudo realizado pelos médicos cardiologistas é o cateterismo que além de evidenciar as obstruções das artérias coronárias permite a realização de procedimentos de dilatação, conhecido como angioplastia, que inclusive aplica dispositivos que permitem manter o calibre do vaso permeável para garantir o fornecimento de sangue chamado de Stent.

Outro ramo da radiologia é a radioterapia, que emprega as radiações com a finalidade de tratar o câncer como parte do tratamento oncológico. Este pode ser realizado junto com a quimioterapia sob a forma de um único tratamento. Os esquemas de tratamento baseados em radioterapia dependem da sensibilidade de cada tipo de tumor às radiações.

Referencia autoral

Publicado em nov., 2014. Pela equipe Editorial de Conceitos. Disponível em https://conceitos.com/radiologia/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Conceitos - Informação de Privacidade - Sobre - Contato