A Radiologia é uma área da medicina que permite obter imagens do corpo com a finalidade de identificar anomalias que expliquem os sintomas como parte do processo de diagnóstico e, além disso, permite efetuar certas intervenções com objetivo de tratamento ao direcionar os procedimentos e inclusive usar as radiações como tratamento. É uma área médica altamente especializada que se apoia diretamente na tecnologia.
A radiologia possui papel importante na prática médica atual, pois graças a ela é possível identificar diferentes lesões e inclusive classificá-las em fases ou estágios conforme as imagens obtidas. Também permite saber o resultado de um tratamento.
Inicialmente as imagens eram produzidas por Raio X. Posteriormente os equipamentos foram modernizando-se para permitir maior nitidez e, hoje em dia, contamos com a radiologia digital. Os principais estudos radiológicos são empregados no tórax, coluna, membros, mamas (mamografia) e crânio.
Atualmente a radiologia vai além do uso dos Raios X e das radiações eletromagnéticas. Ela utiliza outros mecanismos para obter imagens, como é o caso das ondas sonoras empregadas nos estudos de ultrassom, dos campos magnéticos para o estudo de ressonância magnética e da medicina nuclear que emprega pequenas quantidades de isótopos radioativos que são captados em estudos chamados radiação gama.
A radiologia intervencionista é um ramo da radiologia que realiza procedimentos para verificar diagnósticos e tratamentos através de procedimentos invasivos. Neste sentido, as mais praticadas são as arteriografias, que permitem visualizar o percurso de uma artéria e de suas ramificações logo após a injeção do contraste intravenoso. Isso possibilita identificar as dilatações anormais conhecidas como aneurisma, ou então, avaliar se o percurso do vaso sanguíneo se encontra ileso. Outro estudo realizado pelos médicos cardiologistas é o cateterismo que além de evidenciar as obstruções das artérias coronárias permite a realização de procedimentos de dilatação, conhecido como angioplastia, que inclusive aplica dispositivos que permitem manter o calibre do vaso permeável para garantir o fornecimento de sangue chamado de Stent.
Outro ramo da radiologia é a radioterapia, que emprega as radiações com a finalidade de tratar o câncer como parte do tratamento oncológico. Este pode ser realizado junto com a quimioterapia sob a forma de um único tratamento. Os esquemas de tratamento baseados em radioterapia dependem da sensibilidade de cada tipo de tumor às radiações.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2014). Conceito de Radiologia. Em https://conceitos.com/radiologia/. São Paulo, Brasil.