Conceito » Cultura » Pub Crawl

Pub Crawl - Conceito, o que é, Significado

O termo pub crawl se refere a um fenômeno social generalizado em todo o mundo. Trata-se simplesmente de um tour por bares ou baladas. Assim, um grupo de amigos se diverte fazendo um percurso por diferentes lugares, sendo que em cada um deles é realizada uma parada para beber algo alcoólico.

Como norma geral, trata-se de uma atividade noturna, própria do clima e da demanda que caracterizam este espaço de tempo.

Rota da embriaguez

A vida noturna apresenta várias modalidades, como sair para jantar, dançar ou assistir a um espetáculo. Outra opção é o pub crawl. Esta forma de entretenimento pode ser feita de forma moderada ou então como um roteiro destinado à embriaguez.

Para alguns, este tipo de roteiro é uma forma de evasão que serve para estabelecer relações sociais e passar algumas horas agradáveis com os amigos. Seus adeptos afirmam que o álcool e a diversão estão ligados historicamente e que não devemos nos escandalizar por isso.

Outros acreditam que se trata de um fenômeno social que gera conflitos e problemas sociais. Em primeiro lugar, o consumo de álcool pode afetar a saúde e produzir acidentes de trânsito. Por outro lado, estas rotas de embriaguez geram conflitos com os vizinhos das áreas afetadas, pois estes não conseguem dormir em paz. Neste sentido, em certos locais turísticos o pub crawl se tornou um problema social relacionado à segurança dos cidadãos, devido a isso foi levantada a hipótese de proibir este tipo de modalidade.

Outras denominações com um significado similar

Em algumas partes da Espanha, especialmente no norte, existe o hábito de “potear”. Assim “ir de potes” significa sair com os amigos e parar de bar para bar para tomar algo alcoólico e comer um petisco. Esta atividade é muito comum durante o fim de semana e se o tempo estiver bom, este “poteo” pode ser feito fora de um bar.

Também se utiliza a palavra “chiquiteo”. Neste caso, trata-se de um vocábulo de origem vasca, pois vem de txikiteo. Deve-se ressaltar que um “chiquito” significa um copo pequeno de vinho ou de cerveja.

Por outro lado, se as bebidas não são consumidas em um bar ou num pub, mas são tomadas na rua, esta atividade é conhecida como “botellón”.

No México, esta atividade de beber de bar em bar é chamada de "salir de reventón" ou "salir de revén". Para os peruanos se diz "parrendear", para os chilenos e argentinos costuma-se dizer "uma previa".

Imagem: Fotolia. 1alexalex

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: