O adjetivo ostensível incorpora o sufixo ível quando indica capacidade ou aptidão. Assim, é algo ostensível quando se pode mostrar ou manifestar. Também é utilizado para expressar algo evidente e indiscutível. Se uma pessoa afirma que há uma mancha ostensível em sua camisa significa que é impossível não ver essa mancha.
Em certas ocasiões, emprega-se a forma adverbial com o sufixo mente: ostensivelmente. Assim, enquanto sua forma adjetiva serve para qualificar um substantivo, o advérbio atua para descrever um verbo “Ele observa ostensivelmente a garota”.
Utiliza-se a locução “tornar ostensível” quando se pretende conhecer algo de maneira clara e contundente, sem nenhuma diplomacia. Vamos imaginar que um aluno não está de acordo com a decisão de um professor e decide comunicá-lo abertamente. Nesta circunstância pode-se dizer que “O aluno tornou ostensível seu desacordo e disse ao professor tudo o que pensava a respeito”. Em certas ocasiões, fazer algo ostensível é uma forma de ostentação, ou seja, apresentar algo com atitude soberba ou como ares de superioridade.
O contrário de ostensível seria imperceptível ou invisível, ou seja, aquilo que não pode ser visto claramente.
No fenômeno da comunicação há dois elementos: as palavras e os aspectos da comunicação não verbal, por exemplo, os gestos ou o tom de voz. As primeiras são ostensíveis enquanto as demais não. Algo muito semelhante acontece em relação a outros fenômenos, os quais alguns são totalmente evidentes e outros não.
Em princípio, o ostensível é aquilo que é obvio e sobre o qual não cabe discussão. Este adjetivo tem aparentemente um sentido objetivo. No entanto, sua objetividade é uma questão opinável, já que nem sempre há um acordo na hora de avaliar ou qualificar algo. Vamos ver a objetividade ou subjetividade deste adjetivo com um exemplo bem simples. Imaginemos uma pessoa com uma grande fortuna (carros luxuosos, uma grande mansão e todo tipo de luxo). Pode-se dizer que sua riqueza é ostensível. Entretanto, a riqueza é uma questão relativa e comparativa. A riqueza deste mesmo indivíduo será ostensível em um contexto de classe média, mas deixará de ser se viver no meio de milionários.
O exemplo acima mostra que as palavras têm significado dentro de determinado contexto da comunicação e não de maneira absoluta.
Foto: iStock – Tempura
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2015). Conceito de Ostensível. Em https://conceitos.com/ostensivel/. São Paulo, Brasil.