Conceito » Ciência » Monossacarídeo

Monossacarídeo - Conceito, o que é, Significado

Os monossacarídeos, também conhecidos como glicídios simples ou açúcares simples, são moléculas que não podem ser hidrolisadas. Isto significa que não é possível sua decomposição em moléculas de menor tamanho.

Suas principais características

Estas substâncias apresentam quatro características principais: são solúveis em água, têm cor branca, um aspecto cristalino e são doces (sua doçura faz com que sejam conhecidos como açúcares). Apesar de ser um açúcar, não pode ser confundido com o açúcar de cozinha, uma vez que esta substância é um dissacarídeo conhecido como sacarose (está formado por duas moléculas de monossacarídeos).

Por outro lado, ao ter um grupo aldeído ou cetona, estas substâncias podem reagir com certos reativos. Além disso, os monossacarídeos têm a capacidade de proporcionar energia.

As moléculas destas substâncias são formadas por uma cadeia composta de três a sete átomos de carbono (por exemplo, a glicose tem seis átomos de carbono). De qualquer maneira, a fórmula empírica para todos os monossacarídeos é a seguinte: (CH2O) n.

Na terminologia da química, todos os nomes de monossacarídeos terminam com ose, como frutose, glicose, ribulose ou galactose. Todas estas estruturas moleculares simples são divididas em dois grandes grupos: as aldoses e as cetoses (as primeiras também são chamadas de poliidroxialdeídos e as segundas de poliidroxicetonas).

A glicose é um monossacarídeo que expressa a quantidade de açúcar que temos no sangue

Este parâmetro da bioquímica é importante para um bom estado de saúde. Quando os níveis de glicose estão corretos, o conjunto dos tecidos no organismo funciona adequadamente. Pelo contrário, os altos índices de glicose no sangue provocam diabetes.

Para prevenir o diabetes é possível adotar algumas medidas: evitar um estilo de vida sedentário, não ter sobrepeso e levar uma vida saudável. Por outro lado, os tratamentos médicos para controlar a diabetes são baseados em estratégias para reduzir os elevados níveis de glicose no sangue. Assim, a hipoglicemia ocorre quando o nível de açúcar no sangue está abaixo dos valores normais (os sintomas típicos que acompanham a hipoglicemia são tremores, sudorese e perda de concentração).

Imagem Fotolia: Ylivdesign

Relacionados:

  1. Molécula
  2. Nucleotídeos
  3. Carboidratos
  4. Excreção
  5. Biossíntese
  6. Ponte de Hidrogênio
  7. MOL
  8. Coacervado
  9. Elementos Químicos
  10. Fotossíntese