Conceito » Ciência » MOL

MOL - Conceito, o que é, Significado

Na área da química se utiliza o mol como unidade de medição, mais especificamente é uma unidade de massa. Esta unidade permite referir-se à quantidade de átomos de uma substância. O conceito mol pode ser aplicado tanto em átomos como em moléculas.

O mol como unidade é empregado na química ou na engenharia química. Outros conceitos relacionados são os seguintes: massa molecular, massa atômica, mol-grama e número de Avogadro.

Para entender as reações químicas é necessário conhecer as partículas elementares da matéria. As partículas de base são os átomos, dos quais diferem uns dos outros. No entanto, estas diferenças são imperceptíveis, pois os átomos são muito pequenos.

Para facilitar esta tarefa, podemos partir do seguinte argumento: que cada classe de átomo tem uma massa diferente. Com este critério é possível distinguir os átomos comparando suas massas. Para obter esta informação é necessário estabelecer um sistema de proporções entre os diferentes tipos de átomos. Em outras palavras, é importante estabelecer a massa relativa dos átomos em forma de proporções. Para isso, no século XIX, o químico italiano Amedeo Avogadro criou um sistema que segue vigente até hoje e é conhecido como número ou constante de Avogadro.

O número de Avogrado permite definir o número de átomos de uma substância

As unidades atômicas são difíceis de calcular. Devido a isso, Avogadro idealizou uma constante que define o número de átomos de uma substância. Assim, o número de Avogadro indica que 1 mole é igual a 6,022045 x 10 elevado a 23 partículas. Este número permite englobar o conjunto de átomos de uma substância em um só bloco. Desta maneira, na linguagem da química, podemos falar de um mol de oxigênio combinado com um mol de carbono, sendo que ambos resultam num mol de CO. Neste sentido, a constante de Avogadro permite reduzir drasticamente os cálculos dos compostos químicos.

O que é a massa molar ou massa atômica?

A massa atômica é o número de prótons mais o número de nêutrons. Isto significa que a massa atômica equivale à massa física real de um átomo.

Se a massa atômica de carbono é 12 significa que um mol de átomos de carbono pesa 12 gramas. Desta forma, é possível calcular o peso de um átomo ou o peso médio mol. A massa molar é geralmente expressa em gramas / mol. Em outras palavras, em quanto pesa 1 mol de um átomo.

Imagem: Fotolia. tatiana1263

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: