Conceito » Cultura » Lunfardo

Lunfardo - Conceito, o que é, Significado

Compreende uma forma de falar típica da cidade de Buenos Aires. Trata-se de um conjunto de termos e expressões que formam uma variante do espanhol. A origem deste vocabulário específico está diretamente relacionada à história da Argentina e, mais especificamente, com a chegada de imigrantes italianos ao longo dos séculos XIX e XX à cidade de Buenos Aires.

Em suas origens, o vocábulo lunfardo era empregado pelas classes populares que viviam nos bordeis de Buenos Aires. No final do século XIX foi considerado o dialeto dos criminosos.

Por outro lado, deve-se levar em conta que a população de origem italiana tinha dificuldades para expressar-se em espanhol e de maneira espontânea constituíram uma nova forma de falar

Com o passar do tempo, o lunfardo se espalhou para as outras camadas sociais entre os portenhos. Apesar disso, na década de 1940 as autoridades argentinas tentaram impedir seu uso nos meios de comunicação, pois acreditavam que esta gíria distorcia e pervertia a língua espanhola.

No que diz respeito à origem da palavra, os linguistas afirmam que provém da palavra italiana lumbardo, ou seja, pessoa que descende da região italiana de Lombardia.

A distinção entre idioma e fala e alguns exemplos

Idioma e fala são conceitos diferentes, uma vez que o idioma é a língua majoritária de um povo e a fala é um sistema linguístico usado por um coletivo. No Brasil, o idioma majoritário é o português e uma forma específica de falá-lo é a gíria.

Na Grã-Bretanha, o idioma é inglês, mas também existe o slang ou cockney como falas específicas (o slang é a fala coloquial usada em situações informais e o cockney é uma gíria específica de Londres).

Na Espanha existem diversas modalidades do castelhano ou espanhol, como o castúo em Extremadura ou o panocho em Múrcia. O lunfardo e as diversas variedades linguísticas mencionadas têm algo em comum, pois todas são diferentes à linguagem padrão.

Em 1962, um grupo de escritores e jornalistas da cidade de Buenos Aires fundou uma instituição privada sem fins lucrativos, a Academia Portenha de Lunfardo.

O objetivo desta entidade é a difusão da cultura popular da cidade de Buenos Aires.

Ao mesmo tempo, concentra-se no estudo do lunfardo em diferentes áreas, como sua influência no tango, na literatura e na história da Argentina

Alguns estudos sobre a origem da cultura popular portenha afirmam que o tango e o lunfardo surgiram no mesmo contexto social e histórico. O vínculo entre ambos é destacado nas letras dos tangos.

O "idioma" dos portenhos não é mais uma gíria dos subúrbios, uma vez que faz parte da identidade cultural da cidade de Buenos Aires. Por este motivo, todo dia 5 de setembro se celebra o Dia do Lunfardo.

Imagem: Fotolia. smuki

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: