Do verbo interceptar, que quer dizer deter ou frear algo em seu caminho, se forma o substantivo intercepção. O verbo interceptar equivale a outros como interromper, interferir, impedir, dificultar, obstruir ou estorvar.
Em termos gerais, a interrupção acontece contra algo ou alguém de maneira que evita o desenvolvimento natural de uma ação.
Em alguns esportes, os atletas tem que interceptar o lance ou ação dos atacantes adversários. Esta ação normalmente é realizada pelos defensores, aqueles que bloqueiam, obstruem ou freiam a jogada do rival de alguma maneira. O futebol americano é o esporte que mais utiliza este conceito, onde o defensor tenta neutralizar o passe do quaterback (jogador ofensivo). De qualquer forma, os esportes de equipe que utilizam bola falam sobre o passe interceptado.
Como critério geral, a intercepção militar é uma estratégia destinada a neutralizar a capacidade de um possível inimigo. Assim, se fala da intercepção área quando um avião do exército tem a função de combater os possíveis ataques da aviação inimiga.
Na relação com o ciclo da água, existe a intercepção da chuva, que é toda a água que acaba na natureza e que após a evaporação se converte em chuva novamente.
Do ponto de vista jurídico existe a função da intercepção legal, que consiste em colocar em prática todos os mecanismos para combater a criminalidade (a ação policial é a que intercepta a ação dos delinquentes).
No campo das telecomunicações existe a intercepção quando a transmissão da informação é captada ilicitamente por alguém com o propósito de obter certa informação privilegiada. Obviamente, a intercepção das comunicações é um crime, pois atenta contra a privacidade e, portanto, apenas é permitida se a ação de interceptar a informação for autorizada por um juiz.
Ambos os termos são de uso corrente e aceitos na língua portuguesa. Mas na verdade apenas o vocábulo intercepção é incorreto porque é uma tradução direta e desnecessária do substantivo inglês interception. Este anglicismo tem criado certa confusão, já que esta palavra considerada incorreta se tornou habitual e a outra como correta menos comum.
Imagem: Fotolia. chombosan
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2016). Conceito de Intercepção. Em https://conceitos.com/intercepcao/. São Paulo, Brasil.