A Icterícia é conhecida por sua coloração amarelada na pele, nos olhos e nas mucosas devido ao acúmulo de bilirrubina nesses tecidos.
A Icterícia não é uma doença em si, embora manifeste diversos transtornos que abrangem tanto as lesões do fígado como os problemas de sangue que levam à destruição dos glóbulos vermelhos.
Essa cor amarelada se deve à elevação dos níveis de uma substância conhecida como bilirrubina. Trata-se de um produto que se origina no corpo por causa da decomposição dos glóbulos vermelhos. Em condições normais esta substância viaja pelo sangue até o fígado por onde se une a uma série de proteínas que facilita sua eliminação pela bílis.
Uma das causas da icterícia é o aumento na produção da bilirrubina, esta que pode apresentar-se em qualquer condição que seja capaz de romper os glóbulos vermelhos. Isso ocorre no caso de transtornos que afetam a forma destas células tais como a Talassemia e a Drepanocitose.
Alguns parasitas que infectam os glóbulos vermelhos são capazes de romper estas células, uma vez que conseguem consumar sua multiplicação passando pelo sangue e assim dando continuidade a este processo; isso é característico de certas doenças como o Paludismo.
A icterícia também pode surgir quando há uma obstrução na eliminação da bílis, o que é comum em doenças do fígado. O caso mais comum é o da hepatite.
O aumento da bilirrubina nos tecidos é capaz de produzir um sintoma muito incômodo como a coceira que pode durar enquanto persista a icterícia. Da mesma forma que há uma obstrução na passagem da bílis ao intestino ocorre um sinal característico das doenças hepáticas como a coloração escura da urina e das fezes mais claras.
Durante as primeiras horas de vida é possível que os recém-nascidos desenvolvam icterícia em consequência da elevação dos níveis de bilirrubina devido à incompatibilidade sanguínea tanto do tipo ABA como do tipo Rh, isso ocorre quando mãe e pai são de grupos sanguíneos diferentes, especialmente quando o pai é fator Rh positivo e a mãe é Rh negativo.
Esta condição precisa de hospitalização e tratamento da criança, já que os níveis elevados de bilirrubina são capazes de produzir lesões permanentes no sistema nervoso central.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jun., 2015). Conceito de Icterícia. Em https://conceitos.com/ictericia/. São Paulo, Brasil.