Fax é um sistema de transmissão de dados, escritos e gráficos por via telefônica. Fax ou fac-símile é um dispositivo tecnológico muito conhecido nas últimas décadas do século XX que permite transmitir documentos, textos e outros dados através de uma linha telefônica gerando uma cópia.
O fax funciona de maneira simples. São três peças integradas e combinadas em um único aparelho: um escâner, que registra os dados, textos e imagens presentes no documento original; um modem, que permite a conexão via telefônica com outro aparelho de características semelhantes; e a impressora, que ao receber um novo documento o imprime de forma rápida e econômica em um papel, produzindo uma cópia dos dados transmitidos.
A criação do fax foi em 1851 pouco depois da invenção do telégrafo. O dispositivo foi criado na Universidade de Londres, em uma versão muito rústica. Os primeiros faxes podiam escanear somente em branco e preto, mas com o passar dos anos este sistema evoluiu e ficou mais sofisticado, permitindo uma escala de cinza. Hoje os faxes são aparelhos multifuncionais que reúnem informações coloridas, embora continue imprimindo em cinza para ficar mais econômico e veloz.
Os faxes foram aparelhos muito conhecidos no século XX como método de transmissão de informações a distância de maneira rápida e precisa, antes mesmo dos computadores e outros aparelhos alcançarem uma maior popularidade e expansão no mercado. Nos últimos anos, muitos computadores incorporaram esta funcionalidade através de software que copiavam as características e o funcionamento do fax.
Hoje em dia ainda é utilizado esse tipo de aparelho por sua confiabilidade para determinados tipos de operações de envio e recepção de informação, embora seja utilizado somente em circunstâncias excepcionais.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2014). Conceito de Fax. Em https://conceitos.com/fax/. São Paulo, Brasil.