A farmacocinética é o ramo da farmacologia que explica o processo em que um fármaco é submetido ao organismo. Estuda o que acontece com o fármaco desde a sua administração até a sua eliminação.
As etapas que o fármaco atravessa no organismo são os seguintes: liberação do produto ativo, absorção, distribuição, biotransformação e finalmente eliminação total do mesmo ou dos resíduos existentes.
Para entender melhor a cinética de um fármaco é necessário conhecer as propriedades das substâncias que atuam como excipientes, as característica das membranas biológicas, as diferentes formas em que as substâncias atravessam o organismo e as reações enzimáticas que podem inativar um fármaco.
Estes conceitos são representados através de fórmulas matemáticas das quais possuem representações gráficas. Estes gráficos, produtos do estudo de alguns fármacos são importantes e aplicadas na indústria e área clinica. Por exemplo, a farmacocinética clínica oferece orientações importantes para utilizar o fármaco de forma adequada, especialmente no momento de obter máxima eficácia e utilidade, tanto para os profissionais da medicina humana quanto para a veterinária.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2014). Conceito de Farmacocinética. Em https://conceitos.com/farmacocinetica/. São Paulo, Brasil.