Na atualidade, o conceito diligência apresenta dois usos em nossa língua. Por um lado, é usado quando queremos dar rapidez, agilidade ou eficácia a uma pessoa ou entidade que vai realizar alguma tarefa ou atividade encomendada. “O novo cadete trabalha com muita diligência, foi um achado poder contratá-lo”.
Normalmente, quando um indivíduo ou mesmo uma organização trabalham de maneira idônea é normal terem a qualidade da diligência e, claro, consequentemente as tarefas ou procedimentos são realizados de acordo com as expectativas esperadas.
No entanto, deve-se dizer que isso nem sempre acontece assim, é também uma realidade o fato de contar com pessoas que foram contratadas para executar determinada tarefa e a fazem com lentidão ou negligência, contrariamente à diligência. O mesmo pode ocorrer com uma organização, há muitos, infelizmente, que não trabalham com a diligência do caso e são ineficientes em sua ação.
Enquanto isso, outra aplicação desta palavra é para designar essa formalidade administrativa que pretende alcançar algum objetivo. Por exemplo, apresentar certos documentos que fornecem informações importantes para o tribunal em causa. A apresentação destes documentos consiste em diligência.
É justamente na área judicial onde na maioria das vezes são executadas as diligências, por outro lado, no plano da administração pública também ocorrem com assiduidade.
Este conceito também se estende à denominação de um documento formal que avaliza e deixa um registro da realização de tais procedimentos diante da sede judicial ou de um organismo público. Certamente, quando necessitamos demonstrar o procedimento realizado, nos será solicitada a apresentação desse documento ou diligência.
Embora hoje em dia este termo esteja absoleto, há um terceiro significado desta palavra que era muito usado antigamente desde quando havia tração a cavalo e era o transporte mais comum entre as pessoas. Precisamente, diligência era o carro que arrastava os cavalos cuja missão era transportar passageiros.
Foto: iStock – Shapecharge
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2015). Conceito de Diligência. Em https://conceitos.com/diligencia/. São Paulo, Brasil.