Conceito » Ciência » Desentranhar

Desentranhar - Conceito, o que é, Significado

A verdade de certos fatos nem sempre é fácil de conseguir. Deve-se levar em conta que a informação pode estar oculta, incompleta ou inclusive apresentar-se com algum tipo de código. Quando isso ocorre, o processo de averiguação é complexo e trabalhoso, sendo que para descrever esta ação verbo se utiliza o verbo desentranhar. Desentranhar algo quer dizer que aquilo que era desconhecido passa a ser conhecido.

Em português, os verbos esclarecer, desvendar ou decifrar são utilizados como sinônimos.

Na atividade científica existem mistérios para desentranhar

Nas diversas disciplinas científicas o que se busca é a verdade sobre determinado assunto. Quando alcançada é possível responder a uma série de questões, por exemplo, por que acontece, como ocorre e em quais condições. Este processo pode levar anos de pesquisa. No entanto, a verdade absoluta é algo inatingível, uma vez que só obtemos explicações de uma parte da verdade.

A ciência procura desentranhar certos fenômenos que no momento permanece sem uma explicação definitiva.

Entre os fatos que a comunidade cientifica ainda não desentranhou, podemos destacar os seguintes:

1) o mecanismo mental do efeito placebo;

2) o motivo pelo qual as vacas comem olhando para o norte ou para o sul, mas nunca para o leste ou oeste;

3) a razão pela qual um simples tomate tem mais genes que um ser humano;

4) a visão de uma luz brilhante em algumas pessoas que estão próximo da morte;

5) a relação entre o caráter e o código genético;

6) a mesma existência do ser humano no universo.

Estes e outros enigmas são desafios que a comunidade científica tenta explicar. Acima de tudo existem algumas teorias, mas nenhuma delas é definitiva e conclusiva. É previsível que no futuro alguns destes mistérios possam ser revelados, mas sempre haverá mistérios para desentranhar, ou seja, desvendar.

Resolvendo enigmas do passado e do presente

Os historiadores e arqueólogos dispõem de alguns dados sobre o passado e a partir deles reconstroem o momento histórico a ser analisado. Neste tipo de atividade o passado é desentranhado, uma vez que os dados iniciais são apresentados como um enigma inexplicável.

Algo parecido ocorre com a resolução dos crimes, onde a policia precisa investigar todo o ocorrido como se fosse um jogo de quebra-cabeças, da qual necessita colocar em ordem.

O enigma dos hieróglifos

Existem pessoas que são apaixonadas por passatempos enigmáticas. Os sinais e as figuras que aparecem nos hieróglifos são um convite para quem deseja desentranhar seu verdadeiro significado. A escrita hieroglífica dos egípcios pôde ser decifrada no século XIX e foi o francês Jean-François Chanpolion que conseguiu desentranhar seus mistérios.

Imagem: Fotolia. freshidea

Relacionados:

  1. Verbos
  2. Veracidade
  3. Deter
  4. Verbos no Infinitivo
  5. Perjúrio
  6. Margem de Erro
  7. Diário de Campo
  8. Princípio de Precaução
  9. Testemunhar
  10. Intersubjetividade