Embora a palavra cútis possa ser empregada como sinônimo de pele, ela se refere especificamente a pele do rosto, tanto em homens como em mulheres.
A pele do rosto, da mesma forma que o resto do corpo, está formada por uma camada superficial ou epiderme, a mais profunda ou derme que está abaixo da camada do tecido celular subcutâneo. Entretanto, diferentemente de outras partes do corpo, possui características onde sua espessura não é uniforme, sendo que são mais finas nas regiões das pálpebras e dos lábios.
A cútis é mais delicada que o restante do corpo, além disso, fica exposta diretamente às diversas mudanças e agressões do meio ambiente, pois normalmente não é protegida por roupas ou acessórios como ocorre em outras partes do corpo.
Além disso, a cútis apresenta a propriedade de ser muito flexível, pois se movimenta em conjunto com os músculos do rosto para criar as diferentes expressões faciais. Esta capacidade de movimento é maior em áreas como a testa, as pálpebras e ao redor dos lábios. Com os anos aparecem sulcos de profundidade que dão lugar às chamadas linhas de expressões e posteriormente rugas.
O grau de hidratação e de conteúdo de gordura é muito variável entre as pessoas, permitindo realizar uma classificação da cútis em quatro tipos principais:
A cútis oleosa é aquela que é úmida e brilhante devido ao aumento da produção de gordura por parte das glândulas sebáceas.
A cútis seca apresenta característica áspera, opaca e com tendência à descamação, além de produzir baixos níveis de hidratação.
Na cútis mista, a pele é normal ou seca nas áreas da bochecha e gordurosa no meio do rosto como na testa, no nariz e no queixo.
A cútis normal é caracterizada por ser uma pele bem hidratada sem excesso de óleo e que não descama.
Os cuidados diários são a melhor forma de manter a cútis saudável, contribuindo com um bom aspecto estético. Para isso, é necessário limpá-la diariamente, remover a maquiagem antes de dormir, hidratá-la com um creme umectante e esfoliá-la suavemente de forma regular. Uma das medidas preventivas mais efetivas para evitar danos a esta delicada pele e atrasar os efeitos do envelhecimento é alimentar-se de forma saudável, evitando os excessos de gordura, tomando muito liquido para manter uma boa hidratação e assim evitar a exposição ao sol sem protetor solar.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2014). Conceito de Cútis. Em https://conceitos.com/cutis/. São Paulo, Brasil.