A região francesa de Champagne é o berço de uma das bebidas mais conhecidas internacionalmente: a champanhe. Como se pode notar, sua denominação como bebida se deve à sua origem geográfica.
O champanhe é um vinho branco espumante de cor amarela, que contém gás carbônico e é elaborado a partir de um método rigoroso que em francês se conhece pela palavra champenoise (um dos principais fundamentos deste processo é uma segunda fermentação na garrafa para produzir a espuma característica).
Esta bebida tem, acima de outras considerações, um sentido simbólico, uma vez que está associada a qualquer momento de celebração, seja de um casamento, um aniversário, uma importante reunião de família, um encontro romântico ou uma festa. Apesar disso, nos últimos anos, o champanhe também está sendo utilizado para acompanhar as refeições, já que pode ser combinado com qualquer tipo de alimento.
O chamado brut nature contém três gramas ou menos de açúcar por litro de vinho. O extra brut contém entre três e seis gramas de açúcar e o champanhe brut é o que tem mais gramas de açúcar, mais especificamente seis e vinte. Se o champanhe tem mais de 20 gramas de açúcar não se enquadra na categoria de brut, mas faz parte de outras categorias como sec, extra sec e demi-sec (este último contém um máximo de 50 gramas de açúcar). Após esta quantidade o champanhe recebe outro nome: doux ou doce. A classificação mais comum é a brut e a menos demandada a doce.
– O champagne é uma bebida que apenas pode ser servida fria e os especialistas recomendam que sua temperatura esteja entre 14 e 16 graus;
– No que diz respeito à retirada da rolha, recomenda-se rosqueá-la e evitar o tradicional estalo;
– Na hora de servir, deve ser derramado até um terço da taça e deixar o crescimento da espuma, pois desta forma o sabor se torna mais agradável ao paladar;
– É uma bebida associada à elegância e ao luxo. Neste sentido, personagens como Napoleão, Elizabeth Taylor, Coco Chanel e Oscar Wilde foram grandes apreciadores desta bebida;
– As marcas Dom Perignon, Krug, Louis Roederer são as de maior prestígio.
Imagem: Fotolia. FOOD-micro
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2017). Conceito de Champanhe (Champagne). Em https://conceitos.com/champanhe/. São Paulo, Brasil.