O vade mecum é um livro de referência que informa todos os remédios disponíveis, tanto de um país como em termos mundiais, em determinado período de tempo e atualizado a cada ano. É administrado pelo ministério da saúde e dirigido a médicos, farmacêuticos e dentistas, embora em muitos países tenha acesso ao público em geral.
Inicialmente os vade mecuns eram livros com edição anual, atualmente estão disponíveis em versões digitais, incluem o software de históricos médicos e inclusive podem ser baixados como aplicativos para diversos dispositivos como celulares, tablets e notebooks em versões adaptadas aos diversos tipos de sistemas operacionais.
– Princípio ativo ou nome genérico
– Marcas comerciais e laboratório farmacêutico de cada marca
– Apresentação: os medicamentos estão disponíveis em forma de comprimidos, pastilhas, cápsulas, xarope, gotas, solução oral, para pulverização, cremes, pomadas, spray, inaladores, ampolas de uso intramuscular ou intravenoso. Também especificam a concentração e a quantidade de dose de cada embalagem.
– Indicações: estabelecem vários usos entre os quais todos os medicamentos devem ser aprovados.
– Posologia: especifica a dose indicada de cada produto para as diversas patologias, tanto no caso de adultos como de crianças, assim como deve ser a duração do tratamento.
– Contraindicações: corresponde aos casos ou condições em que é aconselhável usar o medicamento.
– Interações: em algumas versões é possível ter informação relacionada aos diversos fármacos na qual um medicamento pode mostrar algum tipo de interação, isso é muito importante, pois evita prescrições que podem causar efeitos adversos ou decomposição de patologias associadas.
Os vade mecuns mostram principalmente a informação agrupada em índices de princípio ativo, entretanto, essa informação pode ser baseada em outros parâmetros, como no caso de produtos elaborados em laboratórios farmacêuticos ou produtos de efeito terapêutico (analgésicos, hipoglicemiantes, anti-inflamatórios, antibióticos, etc.).
Muitas vezes possuem anexos que indicam princípios ativos ou apresentações que não se encontram mais disponíveis na edição atualizada, assim como as interações entre diversos fármacos. Também oferecem o contato dos laboratórios farmacêuticos.
Foto: iStock – Lorraine Boogich
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2015). Conceito de Vade Mecum. Em https://conceitos.com/vade-mecum/. São Paulo, Brasil.