Os produtos químicos provocam reações sobre os organismos vivos. A disciplina que estuda este tipo de fenômeno é conhecida como toxicologia. Dentro desta área geral, há uma seção específica, a toxicodinâmica. Consiste em estudar quais lesões ocorrem após o contato de uma substância tóxica com algum tecido ou órgão do corpo.
Quando a presença de uma substância como o chumbo ou o mercúrio se detecta no organismo é porque o indivíduo já foi exposto a esta substância. Numa segunda fase, o produto tóxico é introduzido no corpo, seja por ingestão direta, pelo contato com a pele ou por inalação. Depois de entrar no organismo, o tóxico é absorvido na corrente sanguínea.
Posteriormente é distribuído nos diversos órgãos e tecidos. Após seu armazenamento e metabolização no corpo, o tóxico é excretado, ou seja, eliminado do corpo.
Nem todas os tóxicos agem da mesma maneira. A sílice ou os pesticidas afetam os pulmões, mas de forma acumulativa. Em contrapartida, certos solventes não são retidos pelo organismo e por este motivo sua toxicidade não é acumulativa.
Certas substâncias têm efeitos corrosivos sobre os tecidos, como ocorre com alguns ácidos. Ocasionalmente, a exposição a um tóxico provoca certa irritação (por exemplo, o ácido clorídrico ou o fosgênio). Em alguns casos, o efeito pode ser de tipo anestésico ou narcótico, como ocorre após a inalação de certos gases.
Na atividade mineradora ou na reciclagem de materiais o chumbo é um metal muito comum. Este metal é potencialmente prejudicial à saúde, especialmente para os pulmões, os intestinos e os rins.
Na maioria de casos de toxicidade deste metal os pacientes apresentam alguns dos seguintes sintomas: dor abdominal, vômitos, náuseas, anemia ou cefaleia. O diagnóstico provocado pelo chumbo é complexo, pois seus sintomas podem ser confundidos com outras patologias.
Logicamente, para tratar tais sintomas é necessário que o paciente se afaste da fonte de chumbo. Ao mesmo tempo, para eliminar os restos de chumbo no organismo o tratamento mais habitual é a terapia de quelação intravenosa.
Um agente quelante é uma substância antagonista que tem a função de eliminar os restos de um metal, já no caso de uma intoxicação provocada pelo chumbo o agente quelante pode ser a penicilina ou um fármaco que incorpore cálcio.
Imagem: Fotolia. VadimGuzhva
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (mar., 2018). Conceito de Toxicodinâmica. Em https://conceitos.com/toxicodinamica/. São Paulo, Brasil.