Conceito de Romboide

RomboideNa área da geometria, romboide é um paralelogramo (tipo especial de quadrilátero cujos lados são paralelos dois a dois) cujos lados contíguos são desiguais e dois de seus ângulos são maiores que os outros dois, ou seja, um romboide não é nem um losango nem um retângulo.

Vale destacar que o losango ou rombo é um quadrilátero paralelogramo cujos quatro lados que o compõem apresentam o mesmo comprimento, portanto, os ângulos opostos são iguais, as diagonais perpendiculares entre si e cada uma delas divide a outra em partes iguais; e o retângulo é um paralelogramo cujos quatro lados registram ângulos retos entre si. Seu perímetro é igual à soma de todos seus lados e a área é igual ao produto de dois de seus lados contíguos.

Geralmente é chamado diretamente de paralelogramo ou também paralelogramo não retangular.

Entre as características mais salientes do romboide destacamos as seguintes: apresenta dois pares de lados iguais paralelos entre si, os ângulos opostos são iguais, os ângulos contíguos são suplementares, ou seja, a soma dos dois é de 180º, como não se trata de um losango, como mencionamos anteriormente, suas diagonais não são perpendiculares entre si e como também não é um retângulo, suas diagonais não são iguais e somando seus ângulos internos, sua cifra é de 360º.

Por outro lado, seu perímetro é igual a 2 e a área será obtida depois de multiplicar o comprimento de um lado pela distancia perpendicular entre esse lado e seu oposto, ou seja, a altura.

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2014). Conceito de Romboide. Em https://conceitos.com/romboide/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre - Contato