A palavra echinodermata se refere a um grupo de animais que vivem exclusivamente nas águas marinhas, mais precisamente no fundo do mar. Isto é, são espécies próprias da água salgada que não podem sobreviver em águas doces e muito menos na superfície terrestre.
Vale destacar que este filo é milenar, uma vez que é representado pela civilização cretense garantindo assim sua presença até o momento.
Os echinodermatas possuem certas características peculiares, entre elas são deuterostômios: se formam primeiro no ânus e em seguida na boca, não tem coração e o seu aparelho circulatório fica aberto.
Outra questão bastante peculiar de seu esqueleto é que possuem pequenos orifícios por onde saem apêndices que terminam em ventosas e assim lhes facilitam a adesão a superfícies, assim mesmo algumas espécies contam com uma espécie de pinça que são muito úteis na hora do ataque e da defesa.
Sua mobilização é feita através da reptação ou do nado e é bem mais lenta.
Em relação a sua reprodução, algumas são de modo sexual, outras de maneira assexual e através de um de seus braços.
Algumas das espécies mais conhecidas que pertencem a este filo são: estrela-do-mar, ouriço-do-mar, ofiuroide, pepino-do-mar, bolacha-da-praia, entre outros.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2015). Conceito de Echinodermata. Em https://conceitos.com/echinodermata/. São Paulo, Brasil.