Bit - Conceito, o que é, Significado

Bit-tecnologiaO homem precisa medir distâncias, calcular o peso e estabelecer sistemas de medição convencionais para descrever a realidade em função de algum parâmetro.

O bit é uma medida usada na área da computação. Está baseada no sistema binário de numeração e serve para determinar a quantidade de informação armazenada. Quando se trata de um sistema binário existem dois valores, o 1 e o 0, agindo como unidades. O 1 equivale ao verdadeiro e o 0 ao falso. Este modelo para medir a armazenagem da informação pertence ao campo da lógica, mais especificamente da lógica proporcional. Assim, os circuitos dos computadores tem uma dimensão lógica onde apenas existe o verdadeiro e o falso.

Todas as proporções lógicas se combinam através de uma série de conectores interligados: a negação, conjunção, disjunção, condicional e bicondicional. Vamos ver um exemplo específico para demonstrar esta questão. A proporção A e a proporção B se unem em uma disjunção (que equivale à conjunção ou que indica um elemento ou outro). Assim, A e B serão falsos no caso de que tanto A como B também sejam.

As leis da lógica foram aplicadas à informática e todas essas possíveis operações são realizadas através de bits, entre 0 e 1

A palavra bit procede do acrônimo dígito binário (em inglês Binary digit). Este sistema de medição é usado em qualquer dispositivo digital e funciona com o número 1 como sinônimo de ligado e 0 como desligado.

Existem quatro possibilidades de combinações de dois bits: as duas desligadas

A primeira desligada e a segunda ligada; a primeira ligada e a segunda não e, por último, as duas ligadas. Desta maneira, através de dois bits temos quatro possibilidades de combinações e, consequentemente, quando mais bits se têm maior o volume de informação que se pode armazenar.

Chamamos de nibble quando no lugar de dois bits usamos quatro. Este serve para descrever a quantidade de memória armazenada em um dispositivo

Nos últimos anos, o bit clássico está sendo substituído por uma nova unidade, o qubit que vem da física quântica e tem uma capacidade de armazenamento da informação muito superior ao bit. O aparecimento dos qubits significa que a próxima geração de computadores será diferente, os PCs serão quânticos. Os qubits estão em fase de experiência, pois se trata de um projeto mesmo com possibilidades difíceis de imaginar.

Imagem: iStock. Squaredpixels

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: