Conceito » Aprender » Maciço

Maciço - Conceito, o que é, Significado

Como muitas outras palavras do nosso idioma, a palavra maciço apresenta vários significados e sentidos. Pode referir-se a uma estrutura montanhosa, a um tipo de material ou a uma característica do corpo humano.

Um maciço montanhoso

A montanha como acidente geográfico tem muitas denominações. Além da montanha, existe o monte, a colina, o morro, o pico, a serra, a cordilheira ou maciço, entre outras. Cada uma expressa uma peculiaridade específica. No caso do maciço montanhoso, trata-se de um conjunto de montanhas geralmente de tamanho bem elevado, uniformes, com declives acentuados e com falhas ou rachaduras do terreno em sua base. Toda esta estrutura montanhosa forma um conjunto geológico compacto. Por vezes, este termo é usado para especificar uma montanha em particular, como o maciço do Anapurna.

Na terminologia própria das montanhas, a palavra maciço designa a principal estrutura de uma montanha.

Existem maciços nos cinco continentes. Se focarmos no continente americano, podemos destacar os seguintes: o guayanico, o brasileiro, o patagônico e o canadense.

Alguns materiais são considerados maciços quando se destacam por sua dureza

Quando um material é compacto e duro recebe este qualificativo. Assim, uma madeira é maciça quando não tem buracos em seu interior. Neste sentido, algumas pedras como o ouro, o granito, o mármore e a ardósia também apresentam uma dureza particular; por isso são consideradas pedras maciças.

Em relação ao corpo humano

A fortaleza física, a aparência atlética e a musculatura compacta são qualidades especialmente valorizadas. Neste sentido, os homens com aspecto forte são chamados de maciços. O mesmo se aplica ao sexo feminino, pois se costuma dizer que uma mulher é "maciça" quando chama atenção por sua aparência.

Em relação ao uso desta palavra, normalmente é usado para elogiar o corpo humano de forma agradável. Enfim uma pessoa maciça é de certa forma alguém forte, robusta, encorpada e saudável.

Outros usos menos frequentes

Quando um conjunto de plantas apresenta uma aparência uniforme e densa também se emprega este termo. Na arquitetura é utilizada para referir a uma parte da parede que se situa entre duas estruturas ocas ou com abertura. Entre os pescadores o maciço é uma isca de má qualidade.

Imagem: Fotolia. Christopher

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: