Zona Rural - Conceito, o que é, Significado

Zona-RuralO termo zona rural se refere a toda área geográfica caracterizada pela ausência de grandes concentrações da população e com tendência a uma produção de bens primários. Esta circunstância significa que as zonas rurais criam um tipo especial de comunidade com sua própria idiossincrasia e organização econômica. Podem variar em suas dimensões dependendo do grau de desenvolvimento dos países, da extensão de seu território, etc. As zonas rurais tiveram vários graus de gravidade na história devido aos processos econômicos surgidos na sociedade.

As zonas rurais surgiram na história a partir do momento em que o homem deixou de lado sua condição de caçador e passou a cultivar seus alimentos. Na verdade, a zona rural não se identifica simplesmente por constituir uma extensão de território com pouca densidade populacional: um deserto dificilmente é considerado uma zona rural. O que de certa forma identifica uma zona rural é que além de ter pouca densidade populacional, tem um tipo de produção artística. Assim, a zona rural sempre esteve ligada à produção de alimentos. No caso das sociedades primitivas, significou um novo modo de produção com consequências radicais na economia. De fato, esta circunstância permitiu a produção do excedente e em seguida sua comercialização. Neste ponto, as sociedades começaram a sofrer uma transformação como consequência deste processo: o excedente era produzido por alguns e o resto da população podia dedicar-se a outras atividades que logo seriam comercializadas. Este tipo de divisão de tarefas proporcionou um salto na produtividade e caracterizou a importância de dedicar-se a uma atividade específica.

Dada a importância das zonas rurais em relação à produção de alimentos, em certas ocasiões foi abordada sua preponderância do ponto de vista econômico. Assim, para os fisiocratas, por exemplo, esta atividade era prioritária na hora de entender a causa da riqueza das nações. Com o passar do tempo e o avanço da revolução industrial, esta perspectiva foi deixada de lado. Como consequência desta situação, muitas pessoas se deslocaram para os centros urbanos, iniciando um processo que se mantém até hoje: a preponderância da urbe sobre o campo. No entanto, a necessidade de alimentos apresentada nos últimos anos em virtude do aumento da população faz com que esta situação seja menos notada.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: