Vitimização - Conceito, o que é, Significado

VitimizacaoExistem diversos papéis que as pessoas podem assumir na vida, mas nem todos são iguais quando se trata em viver feliz ou com inteligência emocional. Há um papel que devemos evitar acima de tudo: o papel de vítima. Ou seja, não é uma boa ideia ser motivo de autocompaixão, pena ou vitimização. As pessoas que adotam este tipo de postura apresentam atitudes tóxicas, ou seja, transmite grande quantidade de energia negativa a quem a seu redor porque sua atitude é marcada pelo pensamento negativo e pela sensação de que o mundo todo está contra você.

As pessoas que se posicionam no papel de vítima buscam sempre um salvador externo que lhes resgate da desgraça que estão vivendo ou passando como se fosse um conto de fadas. São pessoas que têm uma visão distorcida da realidade, no entanto, idealizam a vida dos outros e não observam com objetividade sua própria existência.

Observam sua realidade pessoal a partir daquilo que não possuem e perdem de vista tudo o que possuem. Vivem com frustração porque se consideram vítimas do destino por não conseguirem um determinado objetivo.

Existe um caminho fundamental para assumir as rédeas da vida: deixar de ser vítima das circunstâncias para tornar-se protagonista de sua própria história. Isto é, você tem a capacidade de tomar decisões, por isso, tem que acreditar em si mesmo porque se não fizer, será difícil que os outros façam por ti.

Vale observar com naturalidade os fracassos como parte do processo de crescimento e desenvolvimento pessoal de qualquer ser humano. No lugar de cair na autocompaixão por causa de um erro, é importante ter a maturidade de tirar suas próprias conclusões a partir dessa falha como fazem as pessoas sábias que não perdem tempo em se fazer de vítima e, com isso, se tornam responsáveis de seus erros e acertos.

As pessoas que adotam o papel de vítima querem receber carinho e atenção por parte do próximo ao despertar um sentimento de pena no outro. São relações insanas que não partem da mesma igualdade.

A vida é uma aventura maravilhosa, mas qualquer ser humano pode assumir em algum momento de sua vida o papel de vítima. O importante é não permanecer muito tempo nessa posição porque não isso não traz nada de bom em relação à felicidade.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: