Valor venal do imóvel - Conceito, o que é, Significado

Valor-imovelO Estado como organização político-econômica da sociedade de uma nação apresenta diferentes recursos, e um deles é a arrecadação. Neste sentido, o estado estabelece aos sujeitos denominados “cidadãos” uma série de obrigações e deveres. Entre as obrigações, estabelece o pagamento de impostos por propriedades do sujeito, que fazem uso do espaço público do Estado e que permitem arrecadar o dinheiro necessário para realizar, entre outras coisas, tarefas de manutenção e investimento em obras públicas.

Diante disso, tanto os imóveis como também os veículos motorizados são os bens suscetíveis ao pagamento de impostos. No caso dos imóveis, a casa é um exemplo pelo fato de ser um bem que não pode mover-se e, por isso, é classificada como um bem imóvel.

O valor fiscal que o Estado, como órgão de controle das obrigações tributárias dos cidadãos, atribui a um imóvel não é aleatório.

Para estabelecer qual é o seu valor, e a partir daí, determinar o valor do imposto que o proprietário do imóvel deverá pagar, são utilizados índices que permitem o valor preciso do imóvel.

A partir deste valor, o proprietário pode estabelecer o quanto pedirá para um possível comprador em caso de venda e transferir a propriedade do imóvel em questão. Assim também, possíveis compradores podem fazer ofertas ao proprietário, tendo em mente projetos imobiliários como edifícios ou complexos de moradias, ainda que o proprietário não tenha mente a venda de seu imóvel. Este valor também contribui para o estabelecimento de um preço para aluguel, no caso para aqueles que não são proprietários, mas que servem como inquilinos e fazem uso do imóvel de modo temporário.

A valorização dos imóveis, além do simples objetivo de arrecadação por parte do Estado, permite também a obtenção de dados concretos sobre qual tipo de moradia predomina em um território, que está sem dúvidas, relacionado com o poder aquisitivo de seus proprietários e, desta forma, pode atrair a investidores imobiliários, como também a outro tipo de projeto urbano, de acordo com o plano de crescimento de um estado.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: