Valor de Mercado - Conceito, o que é, Significado

Valor-MercadoO termo valor de mercado se refere ao preço que o mercado atribui a um determinado bem ou serviço. Este valor é o único que pode ser levado em conta, de modo que determina livremente a força da sociedade representada sob a oferta e a demanda. Quando por causa de algumas situações oportunas se tenta manipular este tipo de valor, podem acontecer situações desagradáveis, como por exemplo, o desabastecimento.

Em algumas ocasiões é importante saber um valor prévio estimativo para interagir no mercado. Nestes casos, o que se estabelece é uma taxa que prevê o valor do mercado, mas de nenhuma forma pode ser considerado como substituto; esta situação é típica de algumas estratégias de avaliação para utilizar no mercado de capitais ou para o mercado imobiliário.

A interação entre a oferta e a demanda para determinar o valor de mercado de um bem ou serviço pode ser identificada com facilidade nos eixos cartesianos. Assim, pode ser projetada em duas curvas, uma representando a oferta e outra a demanda; por outro lado, os eixos medem o preço e a quantidade. Percebe-se que à medida que aumenta o preço a oferta aumenta, já quando acontece o contrário a oferta diminui e a demanda aumenta. A partir do ponto em que se encontra a oferta e a demanda se determina o preço ou o valor de mercado.

Como mencionado anteriormente, os governos tentam manipular esta situação. Assim, eles atribuem um valor máximo ao produto em questão. Este tipo de ação é típico de contextos inflacionários onde existe uma excessiva emissão de moeda para então mascarar a situação de algumas variáveis do comércio. Sendo assim, se o preço é baixo, simplesmente haverá pouca oferta destes bens no mercado, criando uma situação paradoxal, pois ao haver pouca oferta de um bem os preços aumentam. O problema pode ser observado apenas através da criação de um mercado paralelo que consiga funcionar corretamente e livrar-se deste tipo de regulamentações.

Por último, é extremamente difícil dizer e para alguns quase que impossível prever o valor de mercado de um produto no futuro. Existem inúmeras fórmulas de análise que tentam dar uma explicação, mas que sempre apresentam limitações, fazendo da área dos investimentos um círculo limitado a especialistas.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: