USB - Conceito, o que é, Significado

USBChamamos de USB a um tipo de conexão entre computadores e diversos dispositivos associados, tais como mouse, impressoras, teclados, câmeras fotográficas, etc. O termo é um acrônimo da expressão “universal serial bus” e tornou-se massivo no início do novo milênio, permitindo que todos estes periféricos usem o mesmo tipo de conexão. No passado era comum que todos os elementos de entrada e saída de um computador tivessem uma entrada diferente de conexão. Este tipo de situação acontecia por limitações técnicas e pela própria historia dos computadores que adotaram estas conexões como as mais eficientes da época.

Com a chegada do USB foi possível unificar todas estas variantes e assim obter uma velocidade de transmissão de dados ainda maior. Além disso, possibilitou que os dispositivos fossem conectados mesmo que ligados, isto é, o computador não precisa ser desligado para ser conectado. Na verdade, no passado, alguns destes dispositivos exigiam o reinício do computador, mas com a chegada do USB e dos novos sistemas operacionais, este tipo de inconveniente faz parte do passado.

O USB é basicamente um padrão de transferência de dados. De fato, a arquitetura de um computador envolve uma comunicação entre ele e seu usuário. Isto significa que a informação processada pelo computador seja prestada em parte pelo usuário e assim devolvida a ele. Este tipo de procedimento é realizado através destes periféricos que servem como meio de comunicação entre ambos. Assim, o USB funciona como um canal que leva dados de um usuário para um computador.

O USB teve várias implementações. Isto significa que foi comercializado em diferentes variantes depois de sua primeira entrega e que acrescentaram novas funções e maiores velocidades. Atualmente se espera que esta tendência continue. Além disso, existe uma nova possibilidade que ainda não se tornou padrão, mas que deve ser levado em conta: o chamado Wireless USB. Também é possível que se desenvolvam novas tecnologias e gerem um novo padrão. Neste sentido, a Thunderbolt se refere como uma possível sucessora deste meio, mas como sempre o mercado dará a resposta final.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: