URL - Conceito, o que é, Significado

URLA URL é uma identificação que um determinado elemento obtém na internet com a finalidade de ser referido e dar acesso aos usuários. Na verdade, quando se faz uso da internet continua usando este tipo de referência, embora não seja percebido. Um caso emblemático é o das páginas web, que devem ser identificadas com o nome de domínio do servidor e o caminho a seguir de um arquivo. Neste caso, a URL precisa também do protocolo utilizado para fazer uso desse elemento. Os elementos que podem ser acessados desta forma são os mais variados e se espera que no futuro expandam esta lista.

A primeira parte de uma URL chamada de esquema determina que tipo de protocolo é utilizado e que tipo de recurso se refere. Assim, o mais conhecido navegador de rede é o “HTTP”, que neste caso se refere a um documento, como por exemplo, uma página web. No entanto, existem outras possibilidades tais como FTP, o protocolo de transferência de arquivos; a Telnet, protocolo de rede que permite gerenciar a distância outra máquina; Mailto, que se refere aos endereços eletrônicos; News ou grupo de noticias Usenet; Idap ou pesquisas, com um protocolo de acesso rápido aos diretórios; e finalmente os HTTPS ou protocolo HTTP em SSL.

A segunda parte de uma URL, após a expressão “://” se refere ao endereço do computador, como também o caminho do arquivo em questão. Assim, por exemplo, quando uma URL tal como “http://sitio.com/conteudo/index.html” ou www.sitio.com é o endereço ou nome de domínio do computador que hospeda os documentos, enquanto que “/conteúdo/índex.html” é o caminho do arquivo. Caso o endereço não apontasse para um arquivo em particular e terminasse em barra, o servidor web automaticamente apontaria para um arquivo neste documento denominado “index.html”, “índex.htm” ou “índex.php”.

Este padrão é continuamente revisto e pode adicionar novos elementos no futuro, como também podem ser eliminados. Assim, foram feitas várias correções desde o surgimento da web. O que chama atenção é que o público em geral que o utiliza frequentemente desconhece sua existência. Na verdade, quando se dá novas possibilidades e alternativas ao usuário, sem perder tempo, deve aumentar os conhecimentos que talvez não lhe interesse, e assim baixar os custos de acesso à tecnologia.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: