Urbanização - Conceito, o que é, Significado

UrbanizacaoUrbanização é uma palavra que vem do latim, urbe, e que significa cidade. Portanto, do ponto de vista geral, urbanização se refere ao processo de crescimento das cidades e seu desenvolvimento. A ideia de civilização está relacionada ao conceito de cidade. Quando no período neolítico surgiram as primeiras urbes, mais precisamente na Mesopotâmia, o ser humano deu um importante passo para criar uma forma de vida mais próspera e eficaz.

Há outro uso deste termo e se refere à construção em uma zona originariamente rural e associada ao crescimento natural dos núcleos urbanos. Estes são lugares que contam com uma população de alta densidade e com um grande número de habitantes que necessitam da criação de novas áreas, a princípio despovoadas e de caráter rural. Criar uma urbanização estabelece a realização de grandes infraestruturas como a canalização de água, eletricidade, asfalto nas ruas, parques e, definitivamente, uma série de áreas de serviço para que a população possa assentar-se com normalidade. Geralmente, estão situadas nos arredores da cidade e formam núcleos residenciais. Sua localização tem uma particularidade: a relativa proximidade com o centro da cidade e certa autonomia administrativa, social e econômica. Em países como a Espanha, viver em uma urbanização é sinônimo de qualidade de vida e está associada às classes mais privilegiadas.

A formação dessa modalidade de infraestrutura resolve parcialmente as necessidades demográficas. Ao mesmo tempo, são geradas novas fontes de riqueza, não apenas por suas construções, mas pela atividade econômica que cria novas possibilidades comerciais ou formação de polígonos. Mesmo assim, nem tudo é vantagem nas urbanizações. De fato, há urbanistas e sociólogos que dão importância a alguns inconvenientes: a perda de terras rurais e o crescimento desproporcional das cidades.

Todos os países precisam de certa ordem territorial e manter o equilíbrio entre as zonas rurais e urbanas. Um exemplo de desajuste urbano é o caso da Cidade do México, a mesma possui uma área metropolitana que não deixou de crescer nas últimas décadas e com isso apresenta sérios problemas como transporte, meio ambiente e segurança. Outro caso que chama atenção pela urbanização, no sentido de expansão da cidade, acontece na China. Este tradicionalmente tem sido um país agrícola que, nos dias de hoje, forma novos núcleos urbanos, os quais apresentam consequências imprevisíveis em longo prazo.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: