Unix - Conceito, o que é, Significado

UnixUnix é um formato de sistema operacional de grande extensão na área empresarial. Sua existência se deve ao trabalho dos empregados dos laboratórios Bell e se caracteriza por permitir vários usuários e a execução de muitas tarefas ao mesmo tempo. Ela teve uma passagem conturbada através de várias empresas que estavam comprando e vendendo seus direitos; por causa disso existiram sempre disputas legais relacionadas aos seus direitos de uso e autorais.

Sendo uma espécie de padrão que atende vários regulamentos de aplicação, podemos dizer que existem vários sistemas Unix. Cada um desses sistemas operacionais tem evoluído ao longo dos anos com características diferentes, apesar de manter uma série de padrões em comum. Assim, podem referir-se a AIX, XP-UX. Solaris, etc. Vale ressaltar que a Unix passou seu desenvolvimento por vários contratempos e voltou à estaca zero, o que tornou impossível sua evolução naquele momento.

A pesar de sua origem remota (quarenta anos na área tecnológica pode parecer uma eternidade), o certo é que os sistemas Unix mantiveram sua vigência por sua robustez, potência e facilidade de uso; na área corporativa costuma-se fazer esse uso habitual. Além disso, é impossível pensar em Linux sem a evolução da Unix e, portanto, é impossível não ver a marca da Unix em todos os dispositivos que hoje proliferam com Android; de fato, o desenvolvimento da Linux surgiu da emulação de muitas das características da Unix para a plataforma da Intel.

Uma das características típicas de um sistema Unix é a convivência de diferentes shells ou interpretes de comando que funcionam como interface de usuário para comunicação com o núcleo do sistema. Os comandos podem ser executados combinados e em sequência lógica, o que se traduz em uma poderosa linguagem de scripting; cada um emite um valor quando executado, sendo O um sinal de execução correta, enquanto que qualquer outro valor indica que a execução teve algum tipo de problema. Esta facilidade e versatilidade para o desenvolvimento de scripts e a automatização de tarefas foram dificilmente superadas ao longo de tempo, e são atualmente de extrema utilidade para o trabalho cotidiano.

Para qualquer pessoa envolvida em tecnologia, ter uma boa base de conhecimentos deste sistema operacional pode acarretar em benefícios e facilidades em seu desempenho trabalhista, pois ela é e será por muito tempo uma referência obrigatória na área de sistemas.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: