Universalismo - Conceito, o que é, Significado

UniversalismoQuando se diz que algo é universal, se refere a uma visão que expressa um fato existente e que está sempre presente.

Isto faz parte de um tipo de pensamento chamado de universalismo e é um paradigma da organização de todas as coisas, bem como de sua abordagem e explicação. Por isso, o universalismo não se trata de uma ideologia específica, não é uma ideologia própria, mas sim uma maneira de ver as coisas, de receber e interpretar a realidade circundante.

Em diversas áreas da vida cotidiana, podem ser vislumbradas as marcas do universalismo, como no caso na política. Neste caso, uma concepção universal política compreende uma ideologia relacionada à unificação dos poderes e de todas as instituições do mundo em um único modo de organização. Por exemplo, os grandes impérios com seu poder durante a Idade Média, o reinado dos impérios bizantinos ou do sacro império romano-germânico e dos califados muçulmanos da ex Constantinopla. Não se deve confundir a relação “universalismo político” com “globalização”, já que no caso desta última se fusionam diferentes elementos de várias comunidades ou coletividades para serem transformadas de maneira unificada, porém reestruturada.

Em relação à religião, podemos nomear o universalismo cristão, onde sua base principal é a fé com o cumprimento dos deveres de cada homem, também como forma de respeito ao próximo. Neste sentido, a fé cristã consiste na crença de que Deus é o principio da criação de todas as coisas e que seus princípios são necessários para cultivar a moral humana, condição essencial para atingir o bem-estar do ser humano. Desta forma, professar a fé cristã estabelece a defesa da conversão ao cristianismo para propagar a moral e o bem-estar humano a partir da religião cristã.

O mesmo pode ser associado ao Islamismo, religião que desde sua origem no século VII estabeleceu uma visão universal em sua doutrina, expressa por seu criador Maomé e escrito no livro sagrado o Alcorão.

Por último, é importante reconhecer que o oposto a uma visão universal é uma visão nominal, ou também chamada de particular, que estabelece uma maneira individualista de abordar e interpretar a realidade. Assim mesmo, o universalismo é uma corrente de pensamento que não nega a existência das formas nominais, mas nega que sejam verdadeiras.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: