Unidade - Conceito, o que é, Significado

A unidade é uma propriedade pela qual um ser não pode se dividir em outro menor sem que este processo possa perder parte de sua essência ou destruir-se.

Na área da matemática, a unidade é representada pelo número um (01) e é o elemento pela qual pode construir os demais números naturais. Seguindo esta lógica, o número dois (2) é a soma de duas unidades, o três (3) é a soma de três unidades, e assim sucessivamente.

Enquanto que, na área das ciências, o termo unidade de medida serve para designar a quantidade física que serve como referência para realizar determinada medição (o quilometro para o peso, o metro para a distância, o segundo para o tempo, etc.). O Sistema Métrico Internacional tem como objetivo dar uniformidade às mais variadas unidades de medida existente no mundo, sendo adotada pela grande maioria dos países, com pequenas exceções, como mostra o caso dos Estados Unidos.

Outro exemplo de unidade seria aquele que se refere à união de diversos componentes que apresentam determinada homogeneidade. Este é o caso, por exemplo, das unidades no exército, ela é composta por vários soldados que pertencem a uma mesma divisão de ordem militar.

A unidade do universo

Uma das grandes teorias do pensamento humano ao longo da história é a consideração do universo como um todo único. No hinduísmo, esta unidade do universo é o Brahman e no taoismo é o Tao.

De acordo com esta forma de ver o mundo, o ser humano, em seu dia a dia, é incapaz de ver esta unidade pelo fato de simplificar a realidade em pequenos pedaços que são independentes uns dos outros, de maneira que seja mais simples enfrentar os acontecimentos cotidianos.

Entretanto, os budistas, por exemplo, afirmam que esta fragmentação vem sendo criada pela ignorância, de forma que a meditação se apresenta como ferramenta pela qual é possível conseguir a união entre corpo e mente e assim chegar alcançar o Nirvana, um estado de pureza mental absoluta que permite contemplar a unidade do universo.

A teoria quântica moderna não faz mais do que reafirmar esta maneira de ver o mundo

Aquilo que em outro momento era visto como uma simples experiência mística tem demonstrado que graças aos avanços tecnológico há uma grande base de realidade, pois todos os elementos que compõem a matéria estão inter-relacionados entre si, não podendo ser entendidos de forma isolada, mas sim como parte de um todo.

Imagem: iStock. Christopher Futcher

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: