União Europeia - Conceito, o que é, Significado

Uniao-EuropeiaO termo União Europeia se refere a um espaço comum de cooperação entre países da Europa. Esta cooperação é expressa por medidas econômicas, sociais e jurídicas. Os países que aderiram a esta união possuem uma série de critérios estabelecidos em 1993 e que garantem o desenvolvimento de uma economia de mercado no contexto de um estado de direito. Ela se destacou nas últimas décadas, mas foi no final da segunda guerra mundial, quando a Europa estava arrasada do ponto de vista econômico, que ela se impôs com a necessidade de uma cooperação para amenizar as dificuldades.

Hoje em dia, são vinte e oito estados que integram a União Europeia, existindo alguns em processo de integração. Assim, nem todos os países da Europa estão integrados. Vale destacar que seus departamentos ultramarinos também estão incorporados e, claro, a adesão de novos membros implica em uma série de compromissos e determinados princípios.

O fato de pertencer à União Europeia garante aos cidadãos destes países uma série de benefícios. Entre eles, a possibilidade de circular livremente e de trabalhar em qualquer em um deles. Além disso, existe uma união monetária que envolve a utilização de uma moeda específica: o Euro.

Cada país vive de forma independente apesar de ter firmado uma série de compromissos. Isto significa que qualquer tipo de obrigação não tem predominância de um país sobre o outro. Na verdade, a União Europeia se vê como a organizadora da organização, mas que respeita as decisões internas de seus membros.

Como já citado, esta união se manifestou após a Segunda Guerra Mundial tanto nos países arrasados como nos vencedores devido aos prejuízos econômicos e ao forte aumento nos preços. Além disso, os ressentimentos surgidos causaram grande impacto nos anos subsequentes. É por isso que foi criada uma tomada de consciência para solucionar os problemas em comum, dada as enormes dificuldades evidenciadas.

Nos últimos anos, a União Europeia atravessa uma grande crise devido ao endividamento de alguns de seus membros, circunstância que levou a um crescimento negativo por algum tempo. Este problema fez com que alguns países reduzissem os gastos públicos e a eliminar programas sociais, circunstância que agravou em parte a situação.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: