UFC - Conceito, o que é, Significado

UFCUFC são as siglas que significam Ultimate Fighting Championship, que é a empresa promotora e organizadora dos combates de artes marciais mistas (MMA), a maior e mais importante do mundo.

Este tipo de luta se refere a combates que proíbem o uso de armas e que determina uma combinação de técnicas provenientes de várias artes marciais, tais como boxe, judô, jiu jitsu, muay thai, entre outras. Por último, permitem o uso sem limite de golpes, socos, chutes, imobilizações e agarramentos.

O UFC se destacou como uma das primeiras empresas no mundo, junto com a japonesa Pancrase, em apostar claramente nos combates de MMA surgido no ano de 1993. Foi nessa época que o UFC passou a focar especialmente em promover torneios parecidos com as regras do Vale Tudo (com exceção de enfiar os dedos nos olhos e morder).

Os combates eram especialmente sangrentos, uma vez que havia certo relaxamento nas regras e assim o uso de luvas protetoras era totalmente voluntário e a maioria dos lutadores preferia não usar.

Entretanto, a verdadeira dimensão internacional do UFC foi possível através do reality show “The Ultimate Fighter”, que impulsionou de maneira definitiva este tipo de luta. Neste programa, um grupo de lutadores de artes marciais mistas convivia, treinava e lutava para conseguir um contrato com o UFC. O formato teve tanto êxito que em 2005 passou a ser transmitido e continua até hoje na televisão com notável impacto de público e telespectadores.

Estrelas do UFC

Em sua origem, a grande estrela que impulsionou o UFC foi o brasileiro Royce Gracie, que por sua vez era um dos quatro sócios fundadores da empresa. Gracie se tornou o primeiro campeão de um torneio organizado pelo UFC e protagonizou famosa rivalidade contra outra lenda, Ken Shamrock, o que levaria aos dois lutadores serem os primeiros integrantes do Salão de Fama do UFC.

Como outras estrelas do UFC, podemos citar o lutador Randy Couture, mais conhecido pelo seu papel no filme “Os Mercenários”; Tito Ortiz, ex-marido da famosa atriz de cinema Jenna Jameson; e ainda Fedor Emelianenko, que conseguiu manter-se invicto por quase uma década e é considerado até hoje por muitos como o melhor lutador de todos os tempos.

Imagem: iStock. MichaelSvoboda

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: