Turista - Conceito, o que é, Significado

TuristaDenomina-se turista à pessoa que se desloca para outras regiões ou países com a finalidade de passar momentos de lazer, conhecer outras culturas, visitar lugares específicos que estão ausentes na região da residência habitual, etc. A partir desta perspectiva, entende-se que o papel de turista é o de consumidor de serviços relacionados ao transporte e à estadia em outras regiões. Este personagem é o destinatário da atividade econômica que movimenta grande quantidade de dinheiro por ano. Os governos costumam desenvolver políticas de acordo para recepcionar os turistas que consomem no país e promovem a indústria.

Pode-se dizer que a existência de pessoas que se deslocam de um lado para o outro com fins recreativos existe desde a antiguidade. Na verdade, desde a Grécia antiga existe este fenômeno, onde os habitantes das diferentes cidades gregas se locomoviam para Olímpia com a finalidade de participar como jogador ou até mesmo como espectador dos jogos olímpicos. Dizia-se que este evento reunia milhares de pessoas. Esta circunstância acontecia pela importância que os gregos atribuíam ao lazer.

Em relação à Idade Média, o turista neste período tinha basicamente uma motivação religiosa. Era o momento das grandes peregrinações à Terra Santa e para realizar o famoso Caminho de Santiago. Sobre o mundo próprio do Islã, as peregrinações se dirigiam à Meca, peregrinação que os crentes deviam realizar pelo menos uma vez ao ano.

Na Idade Moderna, o turista com motivação religiosa continuou existindo, além de outros motivos diferentes. Foi uma época onde a navegação teve importante desenvolvimento, circunstância que possibilitou a locomoção a lugares mais remotos. As classes acomodadas da Europa mandavam seus filhos para realizar o famoso Grand Tour, que consiste num percurso pelo continente com a finalidade de completar sua formação a partir da experiência do contato com outras realidades. Tornaram-se famosos os destinos turísticos como Niza e Costa Azul.

Já a Idade Contemporânea ajudou os turistas com custos mais baixos em relação ao transporte e hospedagem. O desenvolvimento tecnológico nos meios de transporte permitiu a locomoção dos turistas para os lugares mais remotos do planeta em poucas horas de viagem, além de grandes opções de serviços relacionados ao turismo. É sem dúvidas uma época de oportunidades no que se diz respeito ao contato com culturas e regiões diferentes.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: